O aumento de usuários no Instagram e suas novas mudanças de algoritmo fazem que cada vez seja mais complicado obter notoriedade nesta rede social. Por isso, é imprescindível dotar de qualidade visual os posts que publicamos com o objetivo de que adquiram um caráter mais profissional. Listamos 20 ferramentas que te servirão para que suas fotos ou vídeos façam diferença.

Suas fotos com maior qualidade

Um dos aspectos que mais geram dor de cabeça, na tentativa de manter um ‘feed’ o mais profissional possível, é que nossas fotografias estejam retocadas com filtros de qualidade. Os que estão incorporados por padrão no Instagram podem acabar dando às suas fotos um aspecto artificial demais. Devido a isto, é recomendável fazer uso de outros utilitários que nos permitem modificar uma infinidade de parâmetros de forma mais precisa.

Advertisement

Ferramentas como VSCO Cam te ajudarão a adicionar filtros bastantes profissionais às suas fotografias. O aplicativo conta com múltiplas possibilidades de edição te permitirão ajustar as propriedades de cada imagem com muita facilidade. VSCO tem uma quantidade tão elevada de ‘presets’ que nenhum outro utilitário consegue igualar.

Outro dos aplicativos mais conhecidos para potencializar suas fotografias é Snapseed. Esta ferramenta desenvolvida pelo Google nos permite, inclusive, guardar nossos parâmetros de retoque para aplicar a futuras edições. Ainda nos facilita muito a possibilidade de compartilhar nossas imagens em redes sociais como Facebook, Instagram ou Flickr com um único toque.

Também encontramos uma ferramenta que conta com milhões de downloads na Uptodown. Se trata de Cymera, um utilitário que se baseia na facilidade de uso e que te permitirá dar um toque de frescor aos seus retratos.

Com A Color Story, você poderá incorporar filtros às suas fotos que irão melhorar exponencialmente aspectos relacionados com as variedades cromáticas presentes em cada fotografia. Com seus efeitos de cor brilhante, suas imagens vão deslumbrar todo mundo.

E como não, Adobe Photoshop Lightroom tinah que estar presente nesta lista. Se trata de um programa muito utilizado por fotógrafos profissionais em PC que agora você pode usar em seu celular. Basta importar suas bibliotecas de imagens e ir modificando aspectos de iluminação e colorimetria para obter um resultado impressionante. E se tiver vontade de saber mais, dê uma olhada nesta lista de funcionalidades do Lightroom.

Os ‘paus pra toda obra’ da edição fotográfica

Na hora de começar o processo de edição podemos destacar outra série de aplicativos que contam com muitíssimas mais funções além do retoque de cor e demais parâmetros visuais.

Canva e Pixlr são dois dos melhores editores online para criar montagens e composições sem precisar usar programas para PC mais complexos como Photoshop. Agora, estas ferramentas chegaram para Android para te possibilitar retocar e criar atrativos designs pela comodidade de seu Smartphone.

Na linha da anterior, PicsArt – Estudio conta com uma interface repleta de opções com as quais você pode explorar ao máximo suas fotografias. É possível adicionar ‘stickers’ em cada imagem ou deixa-las mais chamativas com efeitos de luzes que se mimetizarão à perfeição com o entorno.

Uma galeria… De Arte?

Dejando al margen las aplicaciones que ensalzan todas las cualidades de nuestras fotografías, encontramos otras muchas con las que podremos llevar al extremo muchos de sus parámetros para obtener un resultado menos convencional.

Com Prisma você terá uma grande variedade de filtros para dar um toque artístico muito peculiar ao seu ‘feed’ do Instagram. As linhas e contornos dos elementos da imagem se transformam em figuras poliédricas para proporcionar um resultado surpreendente. Sem dúvidas, a ferramenta que Mondrian ou Picasso usariam em seus smartphones.

E se o que você quer é converter seu perfil do Instagram em um museu, dentro do catálogo do Android há à sua disposição aplicativos como PORTRA e BrushStroke para transformar suas fotografias em desenhos de aquarela ou em quadros a óleo, respectivamente.

A arte mais contemporânea também pode ter espaço em seus posts do Instagram. Se quiser experimentar dar às suas fotos um retoque futurista, cheio de curvas e linhas psicodélicas, Glitch! é um aplicativo com o qual você conseguirá que nenhuma foto passe despercebida dentre o resto dos usuários.

Fazendo uma retrospectiva fotográfica

Embora os smartphones possuam lentes pensadas em oferecer a maior resolução possível, a nostalgia das câmeras antigas puseram na moda, nos últimos meses, aplicativos que imitam resultados fotográficos de antigamente.

HUJI e Kuji Cam são dois aplicativos similares para reviver a sensação de tirar fotos com uma câmera que guarda a essência daquelas que usávamos nos anos 80 e 90. A interface te oferece até a possibilidade de mirar através de um visor que aparece na tela.

Retrica é outro desses utilitários com os quais você pode dar um aspecto antigo às suas fotografias. Neste caso temos à nossa disposição muitos filtros para dotar cada imagem de um aspecto que demonstre épocas passadas. Inclusive, podemos combinar várias para criar belas colagens.

As selfies nunca saem de moda

Embora ultimamente o uso de câmeras traseiras tenha ganhado mais atenção, a fotografia com câmera frontal segue sendo muito comum para tirar as melhores selfies.

Ferramentas como Sweet Selfie – Candy New Name ou B612 te ajudarão a postar algo mais que simples fotos de seu rosto. Através das múltiplas opções que nos oferecem estes aplicativos, é possível adicionar filtros acompanhados de ‘stickers’ muito divertidos para que as imagens tiradas com a frontal se destaquem muito mais.

Não esqueça de editar os vídeos que você posta

Nem tudo em nosso perfil tem que ser estático. Também contamos com a possibilidade de postar vídeos, e por isso não devemos deixar passar sem editar.

Se você alguma vez já trabalhou com Adobe Premiere no computador, usar esta ferramenta no smart será muito simples. Com Adobe Premiere Clip dá para ‘passar a tesoura’ em qualquer vídeo para unir partes diferentes numa linha do tempo que também pode receber efeitos e outros recursos.

Pode ser que você não precise de uma ferramenta tão profissional e esteja buscando um utilitário para obter rapidamente uma composição fílmica. Ante esta situação podemos usar aplicativos como Magisto: Magical Video Editor. Em sua interface só teremos que introduzir os vídeos que queiramos unificar e selecionar o acompanhamento musical para o vídeo. Uma das maneiras mais fáceis para criar vídeos de qualidade em pouco tempo.

E para otimizar a montagem à duração dos vídeos nos posts do Instagram, podemos recorrer a um utilitário como VUE através do qual podemos criar de maneira quase automática pequenas composições cinematográficas entre 10 e 180 segundos. Graças aos ‘luts’ incorporados neste aplicativo, você pode dar às suas gravações um aspecto mais profissional.

Conclusões

Embora Instagram Stories vá tomando terreno pouco a pouco dos posts fixos, não devemos esquecer das publicações convencionais, posto que são a coluna vertebral de nossa conta. Em nossas mãos está empregar algumas dessas ferramentas para que nossas fotos e vídeos se tornem irresistíveis. E não há nada melhor do que acabar com um pequeno guia de uso para que você possa encontrar o tipo de aplicativo que mais te convenha.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here