Realizar uma pós-produção de imagens de caráter profissional pode ser um processo complexo e tedioso para quem não tem conhecimentos suficientes. A dificuldade se incrementa quando queremos editar vídeos em um smartphone. Adobe Premiere Rush é uma ferramenta com a qual podemos criar montagens realmente surpreendentes mesmo que não tenhamos um computador em mãos. E diferente de outros aplicativos similares, desta vez <dispomos de uma interface notavelmente intuitiva. Adobe se dedicou muito a nos oferecer ferramentas mais que suficientes para ajustar as gravações que tenhamos realizado. Basta fazer uma leve edição de clipes para nos darmos conta de que a adaptação de Premiere para terminais Android vai dar muito o que falar.

adobe-premiere-rush-android

Uma interface que facilita a edição

Os usuários se acostumam a editar vídeo com um computador sempre hesitam quanto à ideia de pós-produzir vídeos em dispositivos tácteis. A grande quantidade de elementos que temos que gerenciar em qualquer processo de edição profissional nos incita a trabalhar com grandes telas e equipamentos potentes. Adobe Premiere Rush chegou para demonstrar que podemos unir clipes e adicionar efeitos de forma totalmente eficaz através de um smartphone.

premiere-rush-interface

Advertisement

Todos os elementos desta nova versão móvel de Premiere foram simplificados para diminuir a complexidade do uso. Visualização na parte superior, linha do tempo na zona média e barra de ferramentas em baixo. Três espaços básicos para usarmos nossa criatividade e aproveitarmos ao máximo os vídeos que gravamos.

Como criar um projeto com Adobe Premiere Rush

Ao iniciarmos a ferramenta, veremos que o processo de criação de projetos é muito similar à versão para computador. Nosso smartphone nos oferece uma série de vantagens na hora de importar vídeos antes de começar com a montagem. Para começar nosso trabalho, só é preciso seguir uns simples passos:

  • Abra Adobe Premiere Rush e toque sobre o ícone mais (+)
  • Toque em Adicionar mídia para importar vídeos armazenados na memória do terminal ou na nuvem
  • Toque em Gravar vídeo ou tirar uma foto se quiser capturar as imagens no momento com a câmera do dispositivo Android
  • Uma vez selecionados na parte inferior os vídeos a serem utilizados, só será preciso pressionar Criar após dar um nome ao projeto

premiere-rush-media

Vale frisar que se ativarmos a sincronização com CC poderemos vincular nossos projetos da versão móvel à de computador. O sistema da Adobe para conectar plataformas fica cada vez melhor e pode ser interessante no caso de trabalharmos com múltiplos suportes.

Escolha a relação de aspecto adequada

Após importarmos os arquivos e selecionarmos um nome para o projeto, acessaremos o ambiente de trabalho de Adobe Premiere Rush. Nossa recomendação é que antes de ficarmos indagando sobre as possibilidades do aplicativo, pensemos na relação de aspecto adequada para nossa montagem. Adobe nos oferece três tipos que podemos marcar em função de nossas necessidades. Por exemplo, temos uma orientação vertical que podemos selecionar caso seja um vídeo para os Stories do Instagram.

Adobe-premiere-rush-stories

Uma área de trabalho otimizada ao máximo

Após selecionarmos uma das relações de aspecto, estaremos preparados para começar a editar nossos vídeos. Adobe Premiere Rush adiciona à linha do tempo cada um dos clips que tenhamos importado ao criar o projeto. Desta forma não teremos que ir arrastando separadamente como ocorre na versão para computador. De toda forma, se posteriormente quisermos adicionar mais arquivos, podemos fazer isso realizando uma nova importação individual.

Para selecionar qualquer vídeo localizado na linha temporal só temos que tocar sobre ele. Automaticamente este clipe adotará uma cor laranja. Se quisermos interagir com ele, basta traçar gestos e assim ampliar ou reduzir sua duração. Também podemos recortar vídeos em Adobe Premiere Rush se tocarmos no ícone da tesoura. Pressionando nas margens alaranjadas partiremos em duas ou mais partes o vídeo em questão.

premiere-rush-crop

Duplique clipes para guardar o original

Uma ação que se torna bastante interessante no processo de edição através de um smartphone é o de duplicar um clipe. Assim manteremos uma cópia da peça original se não ficarmos satisfeitos com a edição de qualquer fragmento. Para multiplicar uma peça presente na linha do tempo de Adobe Premiere Rush só temos que:

  • Tocar por uns segundos sobre um clipe determinado na linha do tempo
  • Selecionar a opção Duplicar

O clipe duplicado aparecerá logo atrás da peça original. Para apagar qualquer um dos dois fragmentos só é pressionar Eliminar no menu emergente.

premiere-rush-music

Adicione títulos em Premiere Rush

Um dos pontos mais negativos da versão de computador de Adobe Premiere sempre foi o mecanismo para adicionar títulos. Esta ferramenta consome uma grande quantidade de recursos e acaba não sendo tão prática como gostaríamos. Na versão móvel tudo fica muito mais simples. E olho, porque as possibilidades para adicionar letras atrativas não são poucas.

premiere-rush-title

Se estiver se preguntando como adicionar títulos em Adobe Premiere Rush, só é preciso seguir estes passos:

  • Coloque a linha azul sobre o clipe onde deseja situar o título
  • Toque em Título para aparecerem as opções correspondentes
  • Um clipe de título ficará situado na linha do tempo
  • Selecione o estilo de título que mais gostar e modifique qualquer um de seus parâmetros como tamanho, tipo de letra ou cor tocando em sua capa correspondente
  • Se pressionar em Mais títulos será possível baixar mais modelos de títulos procedentes das bibliotecas online da Adobe

Coloque transições, cor e sons

Pela barra de ferramentas inferior também podemos adicionar transições e utilizar filtros de cor para ajustar a fotografia do filme. A própria ferramenta incorpora alguns ‘presets’, mas também contaremos com a possibilidade de modificar manualmente parâmetros como o contraste, as sombras, a intensidade ou a exposição. E com esta ferramenta também podemos demonstrar que somos experts em gradação de cores.

premiere-rush-color

O quesito sono também não passa despercebido em Adobe Premiere Rush e temos três pistas onde podemos adicionar áudio na linha do tempo. Ainda, o método para silenciar ou ativar cada um deles será igual à da versão para computador. Só temos que ir tocando sobre o ícone do microfone ou no alto falante de acordo com o que queremos que seja ouvido.

premiere-rush-music

Exporte sua obra prima

Para exportar a montagem final devemos tocar no ícone localizado no canto superior direito. Em seguida nos aparecerão diversas opções para selecionarmos um bom formato de saída:

  • Toque no ícone Exportar
  • Selecione entre a configuração de exportação Automática ou em Outras Opções para selecionar manualmente

Se tocarmos em Outras Opções poderemos exportar o vídeo com a resolução que mais nos convenha, dentre elas:

  • 720p e coincidir com a velocidade dos fotogramas
  • 720p a 30 fps
  • 1080p e coincidir com a velocidade dos fotogramas
  • 1080p a 30 fps

Após selecionarmos uma destas configurações, nossa montagem começará a ser exportada para a pasta destino. No momento não temos a opção de saída 4K, mas não descartamos que nas próximas atualizações desta versão gratuita de Adobe Premiere Rush apareça. E sem dúvidas, esta versão para smartphones do conhecido programa de edição de vídeo nos cativou. Especialmente quando nos damos conta de que não temos que escutar os ventiladores de nosso computador em modo turbo enquanto renderizamos cada trabalho.

Adobe Premiere Rush para Android na Uptodown [APK] | Baixar

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here