As redes sociais cada vez mais tendem a incorporar mais fotos e vídeos em detrimento do texto. Não é por acaso que Snapchat foi um fenômeno e, seu dia. Igualmente não é por acaso que Instagram siga crescendo a cada dia. Quem também está contando seus usuários aos milhões é bastante Tik Tok. O antigo Musically foi crescendo exponencialmente pelo impulso da chamada geração Z. Basta dar uma olhada no aplicativo para se dar conta do público principal que o utiliza. Diversos jovens bailam, cantam e aplicam efeitos audiovisuais para criarem composições originais que arrasem entre a comunidade. Infinitas possibilidades criativas que até para os millenials podem ser complicadas. Vamos dar uma volta por esta rede social?

tik-tok-review-android

Uma breve revisão na revolução de Tik Tok

É interessante destacar que esta rede social foi criada e lançada pela empresa chinesa Bytedance. Conhecido originalmente sob o nome de ‘Douyin’ no país asiático, o utilitário mudou o nome Tik Tok para sua propagação internacional. Ainda, foi feita uma fusão com musical.ly que custou a bagatela de 1 bilhão de dólares. Sem dúvidas, seus criadores apostaram forte em expandir a ferramenta por todo o planeta.

Advertisement

E o investimento está dando muito certo. Hoje em dia, Tik Tok está arrasando em vários países. Tanto é que no primeiro trimestre de 2019 a rede social obteve mais downloads no Google Play do que gigantes como Facebook e Instagram de acordo com dados do SensorTower. Nos três primeiros meses deste ano, Tik Tok já cresceu 70% a respeito do mesmo período de 2018 com 188 milhões de usuários novos. E como se não bastasse, seus criadores resgataram mais de 80 milhões de dólares de compras integradas no próprio app.

A polêmica com Tik Tok na Índia

Grande parte deste crescimento foi devido à viralização de Tik Tok na Índia. Basta dizer que 88,6 milhões de novos usuários conseguidos no primeiro trimestre de 2019 precedem o país hindu. Ainda, 99% dos downloads foram para dispositivos Android, segundo os números apontados por SensorTower. Estes dados não passaram despercebidos pelo governo da Índia. Seus órgãos jurídicos exigiram que a Google e a Apple proibissem a distribuição no país do sul da Ásia. Tudo por possíveis incitações à pornografia em alguns dos vídeos publicados na plataforma.

tik-tok-uptodown

Estas restrições estariam causando grandes estragos à desenvolvedora Bytedance. Segundo o portal Reuters, a companhia chinesa perdeu a cada dia em torno de meio milhão de dólares durante o veto na índia. Inclusive chegou a temer por mais de 250 postos de trabalho ante a queda de usuários. Não obstante, Tik Tok alegou que uma porcentagem muito minúscula dos vídeos é de conteúdo inapropriado. De fato, poucos dias depois o Ministério de Eletrônica e Tecnologia da Informação da Índia solicitou o reingresso do aplicativo nos canais de distribuição.

Um algoritmo que nos mostra vídeos aleatórios

Assim que abrimos pela primeira vez o Tik Tok, nos damos conta de que é uma rede social concebida para interagir desde o primeiro momento. Na tela de início começarão a se reproduzir vídeos na vertical, mesmo sem termos ainda seguido nenhum usuário. E cuidado se o volume do celular estiver alto, porque é quase 100% de chance que os vídeos tenham de fundo a música do momento.

tik-tok-android

Não se assuste se não conhecer ninguém. Tampouco se não entender porque a infinidade de jovens ficam falando palavras em vários idiomas ou cantando e dançando uma música específica. Esta rede social conta com um algoritmo que te mostrará vídeos aleatoriamente se estiver fora da aba Seguindo. Embora não siga ninguém, sempre será possível realizar um ‘scroll’ infinito nas publicações. Entendem agora porque o pessoal mais jovem da família não para de ver vídeos no Tik Tok?

A simplicidade do uso é outra das chaves

O sistema de controle por gestos também ajuda muito para que crianças possam usar Tik Tok com facilidade. Só temos que deslizar para baixo ara passar de vídeo ou para a direita se quisermos acessar um perfil determinado. E mais, na tela Descobrir podemos acessar vídeos organizados por hashtags populares sem precisarmos nos inscrever. Se quisermos compartilhar nosso perfil, podemos fazer sensivelmente com um ‘Tikcode’ personalizado. Bem, dá para entender quase todas as opções tendo apenas seis ou sete anos.

tik-tok-code

Mas sem dúvidas, a principal base de Tik Tok está no potencial de seu editor de vídeos. Se há anos nos surpreendíamos com os efeitos do Snapchat, que posteriormente ganharam protagonismo nos Instagram Stories, agora ficaremos perplexos com nossas possibilidades como ‘Tiktokers’. Os desenvolvedores da ferramenta estão sempre atentos e sabem adicionar ingredientes atrativos que apelem ao público alvo. Filtros chamativos por temáticas e eventos especiais, possibilidades de corte, linha do tempo com várias gravações e a música do momento atualizada diariamente.

Corações que alimentam a popularidade

Os corações são o objeto de desejo para a imensa maioria dos usuários de Tik Tok. Estes jovens criadores de conteúdo competem para montar e enviar os vídeos mais originais e assim receberem os likes da comunidade. A interface desta rede social foi feita para que em poucos segundos possamos analisar a popularidade de qualquer conta. Na lateral direita de cada publicação nos aparece o número de corações e comentários recebidos.

tik-tok-tags

O algoritmo de Tik Tok evolui com base em proporcionar popularidade em curtos espaços de tempo. Isto se comprova facilmente enviando um vídeo com alguma hashtag popular. Embora nossa conta não disponha de nenhum seguidor, com poucos minutos é possível conseguir centenas de visualizações, além de alguns corações e comentários. Isto é um claro indicador do imenso número de usuários ativos desta comunidade.

Uma progressão inabalável

Se algo fica claro é que Tik Tok seguirá aumentando exponencialmente o número de usuários. Nos atrevemos a dizer que nesta ocasião não estamos ante um caso de aplicativo viral que sairá da moda com o passar dos meses. Vale lembrar que os criadores do Vine, app de funcionamento similar, decidiram não continuar com aquele projeto apesar do sucesso. Nesta ocasião, a rede social de Bytedance chegou para ficar e para bater de frente com a concorrência. Agora parece que o que lhe falta é chegar cada vez mais a um público mais massivo. Opções e versatilidade para isso é o que não falta.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here