Uma das máximas da Google nos últimos tempos tem sido fazer que todo mundo possa utilizar seus serviços e aplicativos sem importar a gama dos terminais ou a qualidade da cobertura. Desta premissa nasceu Android Go, um sistema operacional baseado em Android Oreo e que tem estas limitações em mente. Além da chegada deste novo SO, os aplicativos da Google também têm recebido suas consequentes versões reduzidas. Por isso enumeramos todos os apps de Google Go que estão disponíveis para download no Android.

Android Go

Android Go: um sistema operacional destinado a smartphones de poucos recursos

A aparição de Android Go aconteceu durante o Google I/O de 2017. Este sistema operacional tem como principal objetivo equipar os terminais Android que possuem menos de 1GB de RAM e as zonas do planeta onde a conexão de Internet é de baixa qualidade. Definitivamente dispositivos Android de gama baixa, pois supostamente ocupará a metade da memória interna que Android Nougat ocupa.

Advertisement

Outra das vantagens deste SO é que a economia de dados vem ativa de fábrica e que os aplicativos se abrem 15% mais rapidamente do que em outras versões de Android, algo que também podem desfrutar os possuidores do Oreo. Este sistema é uma das grandes bases da Google para conquistar os novos mercados emergentes. Um espaço que cada vez mais é relevante e que muitos desenvolvedores já têm em mente na hora de elaborar seus aplicativos. E com isso, os aplicativos da Google irão recebendo suas contrapartidas “Go” como já descobrimos e provamos em muitos casos.

Android Go

Aplicativos de Android Go disponíveis para download

Os apps Lite não são uma novidade no ecossistema Android e já falamos muito sobre eles. Mas a aparição de Android Go pode ser o empurrão definitivo para que muitos outros desenvolvedores se atrevam a lançar versões reduzidas de seus apps. Algo sobre o que a Google está focada com a sua vertente de aplicativos “Go”.

Este tipo de app Lite da Google consome muito menos recursos do que seus aplicativos originais. Um fato que os torna idôneos para terminais mais antigos ou para aqueles usuários que só precisam das características básicas dos apps. Porque sim, estas versões Go não têm toda a leva de características com as quais contam os apps originais, mas não creio que há muitas queixas tendo em vista o quão bem funcionam. O melhor é que podem ser usadas em qualquer dispositivo Android, e assim todos os usuários podem utilizá-los.

Google Go

O buscador da companhia de Mountain View em sua versão mais reduzida nos oferece o mesmo com o mínimo consumo possível. Em Google Go podemos executar comodamente a busca que desejarmos, assim como utilizar diretamente webapps dos sites mais importantes para seguir economizando. [Baixar]

Google Go

Youtube Go

Embora o YouTube conte com alternativas bem eficientes, esta versão Go traz recursos importantes como a possibilidade de baixar vídeos para vê-los quando não estivermos conectados. Conta com uma interface sem tantas possibilidades, mas ganhamos a opção de enviar e receber vídeos via bluetooth para economizar dados o máximo possível. [Baixar]

Youtube Go

Files Go

Temos que admitir que a aparição de Files Go pegou todo mundo de surpresa. Este app não é nenhuma versão reduzida de algum app anterior e assombra por seu grande rendimento. Não só se trata de um excelente explorador de arquivos, mas também funciona como um eficiente liberador de espaço. Tanto que o colocamos como um dos melhores apps de 2017. [Baixar]

files go

Google Maps Go

Embora já faça algum tempo que podemos usar como aplicativo web progressivo, o APK de Maps Go já está disponível para download. Não é que agregue demais ao que comentamos na época, mas é uma opção comodíssima para usar o Google Maps gastando o mínimo possível. E olhe que ocupa menos de 100kbs. [Baixar]

4 COMMENTS

  1. Seria bom mesmo se esse novo android oreo pudesse ser instalado nos tablets e smartphones antigos e não vir embarcdo apenas em novos aparelhos. Mas, no mundo cpitalista, tem que comprar outro novo e entulhar o planeta com os velhos equipamentos. Pena viu.

    • Bom dia, Shellin! WhatsApp é sim compatível com Android Go. O sistema GO se refere apenas à “marca” dos apps da própria Google, como “Maps”, “Files” ou “YouTube”. Os outros apps não precisam ser Go para terem compatibilidade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here