Google I/O 2019 é o evento anual mais importante da companhia no qual apresentam as próximas novidades do Android e seu ecossistema de aplicativos. Um dos principais anúncios desta edição, além da chegada do Google Pixel 3A, é a apresentação das novas características do Android Q, a nova versão do sistema operacional da Google cujo terceiro beta já está disponível. Embora o lançamento só venha a acontecer daqui a alguns meses, já podemos experimentar em dispositivos compatíveis.

Modo escuro

A característica cada vez mais comum em aplicativos Android agora chega de forma explícita ao sistema operacional da Google, embora seu principal ponto forte é o de poder ser ativada automaticamente quando o nível de bateria estiver baixo.

Advertisement

Realidade aumentada nas buscas

Agora as buscas através de nosso smartphone poderão estar associadas a elementos tridimensionais que poderemos visualizar e rotacionar pelo próprio navegador, além de integrar ao mundo real através da câmera do dispositivo.

Sugestões de ação nas notificações

Quando recebermos uma notificação, veremos no próprio bloco informativo sugestões associadas à ação em si.

Melhor integração com Google Lens

Após dar alguns tombos com este serviço, por fim decidiram integrar de forma mais coerente com os serviços da Google. Se por exemplo tirarmos uma foto do cardápio de um restaurante, poderemos ver uma tradução sobreposta ao texto capturado, assim como associar ao próprio estabelecimento em si e localizar a posição do lugar ou inclusive realizar uma compra ou reserva caso seja possível.

Focus Mode para evitar distrações

Se estamos trabalhando, é provável que queiramos deixar de receber notificações de forma seletiva daqueles apps que nos distraem. A nova característica permite escolher uma série de apps que ficarão silenciados por completo durante o período que escolhermos.

Adeus à barra de navegação

O que algumas companhias como Samsung já integraram em seu sistema operacional, agora vai ser extensível aos ícones de navegação de praticamente qualquer dispositivo Android. O botão back desaparecerá de nossas vidas e para voltarmos a um estado anterior teremos que fazer swipe horizontal desde a borda lateral da tela. O seguinte vídeo de 9to5Google mostra como funciona.

Atualizações em segundo plano

Embora não se possa dar ênfase para todos os casos, se tratam de atualizações fragmentadas de certos componentes do sistema, estes serão baixados e instalados em segundo plano sem necessidade de reiniciar o dispositivo.

Use seu smartphone como chave de segurança

A verificação em dois passos é um complemento de segurança quase imprescindível hoje em dia, mas pode ser ainda insuficiente. Utilizar chaves físicas de segurança para poder fazer login em certos serviços é um pouco mais fácil agora, ao podermos utilizar nosso próprio smartphone como chave para acessar o PC. Só precisamos que ambos os dispositivos tenham bluetooth e usar Chrome. Desde hoje mesmo já está disponível para Android 7.0 ou superior.

Traduções em tempo real de qualquer conteúdo

Um novo serviço de acessibilidade se soma aos já existentes com a possibilidade de transcrever áudio em tempo real de qualquer conteúdo audiovisual que estejamos reproduzindo independente da plataforma. Se por exemplo estamos vendo um vídeo no Instagram, podemos ver legendas geradas ao vivo sobrepostas.

Compatibilidade com tecnologias atuais

Foi anunciado oficialmente que o novo Android Q será compatível com o padrão 5G que já podemos ver em alguns dispositivos móveis lançados este ano, além de permitir utilizar em dispositivos dobráveis, embora dados os problemas da Samsung com seu Galaxy Fold, a inserção desta tecnologia talvez não aconteça como esperado.

Imagem destacada cortesia de The Verge.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here