Another Eden, um excelente JRPG para Android

Um jogo de RPG com estilo clássico no qual trabalharam gigantes da indústria com histórico em icônicas sagas da Square Enix.

Não estamos entendendo esta inversão que está acontecendo no âmbito dos jogos para dispositivos móveis e a transferência de figuras icônicas do meio a este terreno. Vimos recentemente com o novo jogo da SEGA para Android e agora se reafirma com Another Eden e a presença de emblemáticas figuras da Square Enix em sua equipe de desenvolvimento Alguém imaginava que o verdadeiro sucessor da saga Chrono Trigger e Chrono Cross germinaria nesta plataforma amparada pelo Free to Play?

Masato Kato trabalhou como orientador e supervisor em alguns dos títulos mais relevantes de sagas como Final Fantasy, Mana ou os mencionados Chrono e aqui fez o papel de supervisor de projeto, sem falar da participação de outros senhores importantes como o compositor Yasunori Mitsuda.. Muitas águas rolaram desde que o jogo de Wright Flyer Studios foi lançado oficialmente no Japão em meados de 2017, mas o certo é que por fim podemos desfrutar dele no ocidente com textos e vozes traduzidas para o inglês. Apesar de não estar disponível em certas áreas geográficas, você pode baixar e instalar sem nenhum tipo de restrição regional através do arquivo APK.

Advertisement

O que surpreende de Another Eden, além de seus belíssimos gráficos, é seu formato. Dada a sufocante proliferação de jogos MMO com modelos de negócio pouco menos que questionáveis, surpreende que se distribua como Free to Play um título que mantém a estrutura tradicional de JRPGs de console. Ou seja, aventuras para um jogador onde o desenvolvimento argumental e de personagens é a base sobre a qual gira toda a experiência. Propondo viver uma epopeia de viagens pelo tempo que, como você pode imaginar, lembra inevitavelmente o intocável Chrono Trigger.

Mas o jogo avança e você não vê publicidade por lugar nenhum, nem missões de coleta dos MMORPG. O modelo se revela quando você descobre que há trinta personagens que podem se unir às nossas filas, e que para desbloqueá-los é necessário trocar por uma série de pedras que servem como moeda. O curioso é que não se trata de meros skins andantes, mas sim cada um deles tem seu próprio desenvolvimento pessoal durante o jogo. Quase que estaríamos falando mais de um DLC desbloqueável do que um modelo propriamente dito.

O miolo da questão é que Another Eden tem alma. Tudo bem que estamos ante a enésima aventura onde nosso herói vê como sua aldeia natal é atacada e acaba formando um grupo de heróis com dilemas existenciais que deve salvar o mundo. Mas isso é justamente o que nos faz voltarmos às aventuras que nos viciam. Chame de nostalgia, se quiser, a esta altura não me dói o eu você opinar.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here