Acabou de comprar um celular novo e não sabe por onde começar? Há uma série de aplicativos que temos que instalar para inaugurar o smartphone. Tanto se você já tinha um celular em uso e mudou para um novo quanto se este for seu primeiro smartphone, há alguns passos que devem ser seguidos para configurar seu celular Android e alguns aplicativos imprescindíveis para poder aproveitar o aparelho ao máximo.

Primeiramente, antes de instalar qualquer coisa, é preciso configurar os parâmetros básicos em seu celular. A depender da marca e da capa de personalização própria de seu celular, além da versão do Android, alguns nomes que vamos citar aqui podem variar um pouco. Mas em essência ensinamos tudo que você precisa saber fazer com seu celular novo desde o momento que ligar pela primeira vez.

Configure seu smartphone Android

Se você acabou de comprar um celular novo e quer salvar e transferir todos os dados de seu aparelho antigo, vá em Configurações > Contas > Google e escolha seu email, então Sincronização de conta. Todos os seus dados serão sincronizados para poderem ser utilizados no smartphone novo através de sua conta Google. Rápido e muito útil.

Ligue o aparelho e escolha um idioma. Após ligar e selecionar a língua de sua preferência, será necessário conectar a uma rede WiFi para começar a configurar todos os parâmetros. Escolha a rede WiFi à qual deseja se conectar e faça login em sua conta Google com seu e-mail e senha para poder sincronizar seus dados. Se não tiver uma, será necessário que você crie uma conta Google porque será uma peça fundamental, já que através disso você pode também usar o serviço de e-mail, salvar seus contatos e até guardar suas fotos na nuvem para economizar espaço no dispositivo.

Advertisement

Quando tiver configurado o básico, é hora do importante: personalizar. Primeiro é preciso configurar as opções de segurança, como sensor de impressão digital e código de desbloqueio da tela. Também é possível mudar o plano de fundo, os widgets, teclado, sons e baixar seus aplicativos favoritos para poder acessar seus dados ou redes sociais.

Aplicativos imprescindíveis no Android

Nova Launcher

Nova Launcher é um dos aplicativos de área de trabalho mais completos disponíveis para smartphones Android. Te permite configurar cada aspecto de seu celular e fazer que seja mais produtivo ou mais útil. E ainda, proporciona um aspecto visual muito mais limpo do que o de várias marcas.

Se você tiver trocado de uma marca para outra (de EMUI a MIUI ou de Oxygen a EMUI, por exemplo), Nova Launcher é a melhor forma de se acostumar com o novo celular sem se preocupar com nada. Tem várias opções de configuração, atalhos, estilos… Um dos melhores launchers atualmente e uma das primeiras coisas que recomendamos que você instale ao inaugurar um celular. [Baixar]

AirDroid

AirDroid é um aplicativo que pode ser muito útil para quem está trocando de smartphone. Permite que você conecte seus dois celulares iniciando sessão na mesma conta para ir enviando conteúdo de um para outro de acordo com suas necessidades: fotos, músicas, vídeos…

Este aplicativo também permite conectar seu celular a um navegador e enviar todo o conteúdo que quiser. É possível controlar seu celular pelo computador. É um dos aplicativos que você deve instalar em seu celular novo para migrar todo o conteúdo. [Baixar]

ASTRO File Manager

Para gerenciar tudo que acontece no celular é preciso um bom explorador de arquivos que te permita organizar pastas ou administrar tudo que tiver em seu smartphone. ASTRO File Manager é uma ferramenta muito útil que te permite trabalhar com todo o conteúdo local que tiver em seu celular, mas também permite gerenciar arquivos na nuvem que estejam no Dropbox ou Google Drive.

É possível que seu celular tenha um explorador de arquivos de série, mas recomendamos ASTRO File Manager como uma das opções mais completas e úteis para que tenha tudo sempre em mãos e organizado como preferir. [Baixar]

Simple Gallery

Todos os celulares vêm com sua própria galeria de fotos, mas nem todas (depende da marca) são cômodas, úteis ou práticas. Simple Gallery é um aplicativo muito intuitivo que nos permite criar pastas em nossa galeria e ver todas as nossas fotos e vídeos com a ordem que desejarmos. Podemos editar fotos pelo próprio aplicativo e podemos ordenar ou agrupar como preferirmos: por ordem de captura, ordem alfabética, com ou sem subpastas, fixando uma pasta no começo da galeria…

Há muitas galerias disponíveis, mas Simple Gallery é uma das mais básicas e fáceis de manejar para que você instale em seu novo celular se não gostar do Google Fotos. [Baixar]

Google Tradutor

É possível que seu novo celular inclua o Google Tradutor como aplicativo de série. Caso contrário, é uma das primeiras coisas que você deve instalar. É o melhor aplicativo de tradução que você irá encontrar para Android, é capaz de reconhecer praticamente qualquer idioma.

Google Translate não só permite traduzir mensagens escrevendo no aplicativo, mas também permite traduzir conversas e até consegue traduzir imagens em tempo real usando a câmera do aparelho. Um aplicativo básico que sempre deve estar instalado no celular, porque se não estiver vai fazer falta. [Baixar]

Feedly

Todas as informações em um só aplicativo. Blogs, jornais ou qualquer meio especializado que você queira pode ser registrado no Feedly. Feedly é um leitor de notícias muito fácil de utilizar onde é possível ir adicionando suas fontes preferidas para ter toda a informação em só um aplicativo. Você verá todas as notícias em tempo real.

Com Feedly você pode escolher os meios de comunicação mais populares, mas também blogs desconhecidos ou inclusive pessoais para seguir um jornalista ou autor específico. É possível organizar pastas ou etiquetas e sincronizar suas fontes pelo celular, tablet ou até acessando pelo navegador de seu computador. [Baixar]

WhatsApp

WhatsApp já está vindo instalado em vários celulares. Senão, não demore muito para baixar. O aplicativo de mensagens tem bilhões de usuários por todo o mundo e é a forma mais útil de se comunicar com amigos, família ou colegas de trabalho em qualquer momento.

A interface é muito conhecida por todos e permite enviar mensagens, arquivos, fotos, vídeos e até mensagens de voz. Também permite fazer chamadas de voz ou de vídeo tanto individuais como grupais. Um aplicativo imprescindível que está em praticamente qualquer celular do mundo e que é um dos primeiros a serem instalados em seu novo smartphone. [Baixar]

Snapseed

Usamos habitualmente nossos celulares para tirar fotos, e Snapseed é um dos editores de fotos mais completos que podemos encontrar para smartphones Android. Permite adicionar filtros, mas também fazer retoques muito mais profissionais com ferramentas que permitem controlar diversos tipos de parâmetros.

Com Snapseed é possível modificar os ajustes de luz de uma foto, contraste, brilho, saturação, sombras… Snapseed permite modificar ainda tamanho e perspectiva, além de contar com um pincel de precisão para alterar qualquer parte da imagem, por menor que seja. [Baixar]

Google Tasks

O aplicativo de tarefas da Google é um dos mais básicos e simples para organizar seu dia a doa. Mas também um dos mais eficazes. É possível criar categorias e adicionar as tarefas correspondentes. Perfeito para adicionar, editar ou administrar tarefas e organizar por âmbitos como trabalho, pessoais ou consultas médicas, por exemplo.

É muito cômodo e muito fácil de manejar, porque só é preciso adicionar a tarefa, detalhes e uma data. Ao tocar sobre uma tarefa, ela será marcada como concluída. Ainda se sincroniza automaticamente com todos os dispositivos que tiverem com sua conta Google, então dá para manter suas tarefas no tablet ou no celular sempre sincronizadas. [Baixar]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here