O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) lançaram em ação conjunta, a app Carteira Digital de Trânsito. Com ela, o cidadão pode gerar a versão digital da CHN sem sair de casa.

A novidade foi pensada para motoristas que não dispõem de tempo para ir pessoalmente a um posto de atendimento do Detran. A CNH já oferecia uma versão móvel, porém era necessário um certificado digital para baixá-la. A versão digital representa mais comodidade, portabilidade e segurança.

Fonte: Detran/BA

Graças à exportação para PDF com assinatura digital (.P7S) no padrão da ICP-Brasil, o documento conta com validade legal conforme o MP 2.200-2/2001. Em outras palavras, pode ter sua autenticidade comprovada facilmente através do aplicativo Vio.

Carteira Digital de Trânsitodisponível em Uptodown, tem uma interface bastante simples que facilita o processo. Para usá-la, no entanto, é preciso portar a nova CNH emitida à partir de maio de 2017, que possui um código QR no verso. Caso contrário, precisarão pedir uma segunda via para usar a app. O Denatran estima que cerca de 26 milhões de cidadãos já tem o documento.

Facilidade

Depois de um breve cadastro, o usuário deverá ler o código QR da sua CNH física com a app. A aplicação também fará um teste de movimento para evitar fraudes, e solicitará a criação de uma senha para finalizar o processo.

O documento digital tem a mesma validez da versão física e pode ser acessado offline. Fonte: Detran/RS

O acesso ao documento pode ser feito offline, o que garante sua disponibilidade em zonas sem cobertura. Segundo a Serpro, mais de 600 mil CNHs digitais estão em uso no país. Além disso, a app também oferece a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) no Cerá, D.F., Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Rondônia.

Carteira Digital de Trânsito para Android [APK] | Baixar

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here