O Brasil ocupa o 96º lugar no Índice de Percepção da Corrupção (IPC). A lista dos países menos corruptos, da Ong Transparência Internacional, consta de 180. Com a infinidade de candidatos que se apresentam em cada eleição, é difícil escolher algum que seja decente. As propostas podem fazer de barômetro, mas nunca sozinhas.

Já pensou se pudéssemos fiscalizar cada gasto, falta e projeto dos políticos que elegemos ou pensamos em votar? Seria mais fácil escolher. E se te dissermos que isso já é possível?

Novas apps de consciência cidadã dão seus primeiros passos no Brasil. Algumas em forma de jogo, outras de comunidade, ou simplesmente “desconfiômetros”. No entanto, todas compartilham uma missão: lançar uma luz sobre a desconhecimento do eleitorado.

Advertisement

Confira abaixo as apps essenciais para monitorar as atividades dos parlamentares:

Detector de Ficha de Político

Ganhadora do Grand Prix, um prêmio inédito na categoria Mobile do Cannes Lions 2018, a app Detector de Ficha de Político surgiu em 2016, como uma extensão para o Google Chrome. Ela permite ver a ficha de qualquer político à partir de sua foto ou nome.

No entanto, a ausência de inquéritos nem sempre é o indicador mais confiável. Com as apps a seguir, você poderá fazer sua própria pesquisa.

OPS FISCALIZE

OPS FISCALIZE permite que você veja cada gasto declarado pelos deputados brasileiros com o valor exato, referência, beneficiário, etc. Com ela, você poderá opinar se acha o gasto suspeito.

A app não permite consultar estatísticas e não se sabe o que é feito sua opinião. Ainda assim, é um ótimo barômetro de credibilidade. Fique de olho em gastos genéricos, valores redondos ou desproporcionais e, sobretudo, ao nome do beneficiário. Esta é uma ótima ferramenta para jornalistas que buscam linhas de investigação sobre corrupção.

Super Cidadão

Super Cidadão, por outro lado, é um jogo tipo UNO, com o qual você descobrirá os gastos, faltas e emendas dos deputados brasileiros. O sistema irá baralhar as cartas que exibirão o gastos do candidato e você deverá selecionar um deles.

Para ganhar, seu deputado deverá ser mais correto que o adversário. O jogo pode parecer bobo, mas os dados são de muito proveito. É uma forma lúdica para ficar de olho nos seus candidatos ou representantes.

Monitora, Brasil!

Monitora, Brasil!  permite monitorar detalhadamente as atividades de deputados e senadores. A interface simples e bem distribuída, com um toque de rede social, facilita a consulta à comportamentos estranhos dos políticos.

Além disso, apresenta fichas detalhadas de cada parlamentar, ranking de esbanjadores, projetos-lei submetidos, e mais. Você também poderá comentar os projetos de lei apresentados e começar discussões com outros usuários da app.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here