O veganismo é uma opção cada vez mais adotada entre a população mundial e que se trata de viver de acordo com a filosofia vegana: viver sem consumir produtos de origem animal na vida cotidiana, sejam alimentos, produtos cosméticos ou têxteis. Há aplicativos para quase tudo, e hoje reunimos os melhores apps para veganos que te ajudarão a encontrar receitas, se conscientizar ou encontrar restaurantes. Se você é vegano ou planeja ser, estes aplicativos são imprescindíveis.

Ser vegano

Uma pessoa vegana é mais “radical” e com isso tem mais dificuldades para encontrar produtos, menus e receitas de acordo com suas práticas.
Como dissemos, uma pessoa vegana se diferencia de uma vegetariana devido às vegetarianas aceitarem o consumo de produtos procedentes de animais quando não impliquem sacrifício. Por isso, suas dietas não necessariamente excluem por completo alimentos que tenham origem animal. Não é como se fosse aparecer carne ou frango, mas podem aparecer produtos que partem de um processo animal, como mel e ovos, além de leite e seus derivados. Esta filosofia vai além da comida e também entra em outras considerações, como a proibição de se vestir com roupas cujos tecidos tenham origem animal, como o caso do couro, ou usar produtos cosméticos que testam em animais.
Veganos
As dificuldades de seguir à risca este tipo de alimentação são altas para quem decidiu começar e não sabe como, quais pautas devem ser seguidas, como saber quais receitas são uma opção válida ou como saber onde poder jantar. Se você está iniciando e te faltam ideias, vamos elaborar uma lista de aplicativos para veganos que possam te ajudar no dia a dia. Aplicativos tanto no campo da alimentação como no da conscientização, de que produtos pode usar, quais alternativas existem para o que você consumia até uns dias antes. Uma lista de apps indispensáveis para que os veganos tenham ao alcance tantas opções para se alimentar ou viver sem grandes mudanças.

Aplicativos veganos para alimentação

Apto Vegan

Na hora de fazer compras, não saber se um produto é apto para veganos pode ser uma dor de cabeça. Mas Apto Vegan soluciona este problema. Por hora só funciona na Argentina, Espanha, México, Uruguai e França. A primeira coisa a ser feita ao baixar e abrir o app é escolher o país onde está, assim como o supermercado onde irá realizar suas compras.

Advertisement

Apto Vegan te permite encontrar os produtos veganos que são vendidos nos supermercados do país, para que você possa ir à loja com a certeza do que irá comprar. Dá para ver uma lista completa de produtos aptos para veganos na maioria das franquias de supermercados. Até 24 franquias de supermercados diferentes com seus produtos correspondentes para veganos, uma foto do produto e a marca.
Apto Vegan
Também te permite criar uma lista de seus produtos favoritos, buscar informações sobre esses aditivos que se incluem nas etiquetas sem mais informações e participar da comunidade. Precisamente a comunidade de Apto Vegan é uma das mais ativas dentro do movimento vegano. Você verá uma lista com os diferentes tipos de produtos, como chocolates, refrescos e snacks, e dentro de cada categoria estarão os produtos marcados como ótimos para quem decidiu fazer uma dieta vegana. [Baixar]
Apps para veganos - Apto Vegan

Happy Cow Free

Outro dos aplicativos mais populares e aclamados no movimento vegano é Happy Cow, que não é nada mais que um buscador de restaurante de comida vegana, vegetariana ou restaurantes onde possam servir este tipo de comida.

Será possível encontrar também lojas locais de alimentos saudáveis, supermercados e feiras livres da região, o que ajuda o comércio local e o meio ambiente. É um aplicativo muito útil, pois está presente em 180 países, então é um dos melhores apps para veganos que adoram viajar: dá para planejar sua viagem sem precisar se preocupar se vai dar para comer alimentos veganos onde for.
Apps para veganos - Happy Cow
É um dos melhores aplicativos para veganos e também para vegetarianos. No buscador é possível escolher vegano ou ”opções vegetarianas” para encontrar resultados no mapa. É possível escolher o raio de quilômetros e filtrar de acordo com o tipo. Permite buscar restaurantes, cafeterias, bares, pastelarias…Tudo com opções veganas e vegetarianas, e após escolher, dá para acessar o menu para ver os preços e fotos dos produtos. O filtro de buscas é muito completo e permite encontrar algo que se adapte ao que você precisar em cada momento. [Baixar]
Apps para veganos - Happy Cow Free

Vegamecum

Não podia faltar na lista um livro de receitas. O app de Vegamecum te permitirá encontrar uma seleção das melhores receitas veganas, sem leite e sem ovos. Além de sua extensa biblioteca de receitas, tem opções muito interessantes dentro de cada uma. É possível adaptar as proporções para que sejam mudados os pesos dos diferentes ingredientes. Também dá para ver informações nutricionais de cada menu e criar suas listas.

Mas talvez a opção mais inovadora é que você pode seguir a receita através de um guia de áudio, para não precisar ficar olhando o celular para ler a receita toda hora.
Apps para veganos - Veganecum
Além de uma grande lista de receitas, é possível preparar sua lista de compras, planejar a semana e deixar escolhida a receita que quiser preparar a cada dia. Tem muitas opções disponíveis além de acessar as instruções, como descobrir conselhos e macetes ou programar alarmes que te ajudam a controlar os tempos de cozimento. E ainda, um dos pontos fortes deste aplicativo é seu design: uma interface cômoda, minimalista e elegante que acaba gerando um dos melhores livros de receitas para ter em seu smartphone. [Baixar]
Veganecum

Apps para veganos de caráter social

Mundo Vegano Amino

Se trata de uma comunidade onde, além de compartilhar suas receitas com o resto dos usuários, é possível conversar com outros veganos, fazer perguntas ou se iniciar caso ainda não pratique de forma completa. Baixe o app e comece a conhecer outros membros da comunidade, revise suas fotos, suas receitas, seus conselhos e leia também o catálogo do veganismo, que é uma espécie de enciclopédia onde é possível aprender os fundamentos do movimento.

Torne-se mais um membro da comunidade, aumente sua reputação ao enviar suas receitas e amplie seus conhecimentos. Uma boa opção para quem, além de compartilhar receitas e experiências, deseja conhecer novos veganos. Um inconveniente: o aplicativo pode ser um pouco incômodo e até caótico. Leva tempo para se acostumar a ele e tem elementos por todo lado, mas vale a pena acessar uma comunidade tão extensa para tirar dúvidas, encontrar ideias ou compartilhar suas experiências. [Baixar]
Mundo Vegano Amino

Apps para veganos: Conscientização

Quit Meat

Tornar-se vegano não significa deixar de comer carne por não gostar, mas sim fazer sua parte para salvar o planeta em muitos aspectos. Este aplicativo te ajuda a gamificar o possível esforço que você faz a cada dia na hora de fazer a comida ou escolher sua roupa.

Quit Meat é um aplicativo para que não fiquem dúvidas. Um dos melhores aplicativos para veganos, já que te conscientiza além de te ajudar a ampliar sua lista de receitas. Quit Meat te ajuda a reduzir seu consumo de carne e lácteos ou a se converter ao veganismo, e para isso te motiva com um empurrãozinho moral. Você deverá indicar diariamente os produtos de carne ou lácteos que consumiu. Será mostrado quantos animais você salvou por deixar de comer. Ou quantos dias está sem comer carne ou produtos como leite etc.
Quit Meat - Apps para veganos
O app, levando em conta o consumo médio, calculará quanto você reduziu seu consumo e te indicará o impacto que teve no meio ambiente, tanto em água economizada como em emissões de gases causadores de efeito estufa evitadas. Se a motivação não te falta, mas as ideias sim, Quit Meat também inclui um livro de receitas bem útil com vários conselhos. E é possível encontrar substitutos para queijo, ovos, leite e carne. [Baixar]
Quit Meat

Bunny Free

Como dissemos anteriormente, a filosofia vegana não foca unicamente na alimentação, mas também em outros aspectos da vida cotidiana como roupas e cosméticos. Com Bunny Free é possível evitar se maquiar ou cuidar da pele com produtos que tenham sido criados recorrendo a maus tratos com animais, seja na composição ou experimentação.

Bunny Free é um dos melhores apps para veganos que funciona como uma base de dados onde é possível comprovar se o produto que você deseja usar é liberado ou não. Busque o nome da empresa ou scaneie o código de barras e você saberá se esse produto é vegano ou não.
Bunny Free
E mais, em sua ampla base de dados é possível encontrar todas aquelas empresas e produtos que são cruelty free (livres de maus tratos) e assim dá para saber quais produtos comprar. É possível selecionar, no filtro de buscas, apenas aquelas empresas que não façam testes com animais, agrupar por tipo de produto e marcar como amigas da associação PETA. [Baixar]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here