Como já sabíamos há meses, 14 de junho de 2018 era a data escolhida para o lançamento das versões para iOS e Android do conhecido ARK: Survival Evolved. O sucesso do jogo em PC e consoles é indiscutível, tal como demonstra o fato de que, após um ano no mercado desde o lançamento de sua versão final, segue encontrando-se entre os dez títulos mais jogados no Steam. Por isso existe esta enorme expectativa deste lançamento que, ao contrário da versão original, é totalmente gratuito, embora exista uma modalidade paga que traz benefícios interessantes.

Ark Survival Evolved para Android Therizinosaur

Requisitos e instalação

Os requisitos são enormes e, certamente, dos mais exigentes em dispositivos Android que podemos encontrar: 3GB de RAM e Android 7.0 (ou que o terminal seja compatível com a API de gráficos Vulkan). E mais, mesmo terminais superiores aos requisitos ainda vão derramar suor se quisermos por todos os gráficos no máximo. O Unreal Engine 4 pesa em todos os níveis, dado o enorme grau de detalhes na hora de representar nossa paradisíaca ilha de jogo.

Quanto ao processo de instalação, é preciso levar em conta que o jogo ocupa nada menos que 2GB de espaço de armazenamento local. Portanto, o download pela Uptodown se realiza a partir de um arquivo XAPK que inclui os dados adicionais, sendo indispensável possuir nosso aplicativo oficial para Android ou um instalador de pacotes compatível.

Advertisement

Como é a monetização do app sendo gratuito?

Antes de mais nada é preciso deixar claro que, embora exista uma loja in-app e um modelo premium, absolutamente todo o conteúdo do jogo pode ser obtido sem pagar um centavo sequer. Tudo gira em torno das chamadas pedras de âmbar (Ancient Amber), que são a principal moeda de câmbio do jogo e que nos permitirão obter bônus de experiência temporários, melhorar nossos stats temporariamente ou obter itens raros.

Ark Survival Evolved para Android, loja de objetos

Estas pedras podem ser compradas com dinheiro real ou obtidas no jogo: são dropadas às vezes pelos dinossauros mais poderosos, embora também hajam depósitos de extração espalhados pela ilha. Igualmente, poderemos obter vendo um anúncio do jogo ou através de presentes gratuitos por conexão diária.

A outra cara do negócio está no Primal Pass, um tipo de assinatura onde, por 3,99 dólares mensais, obteremos um bônus de experiência permanente, eliminaremos todos os anúncios dentro do app e teremos prioridade para acessar os servidores de jogo, dentre outras vantagens.

Ajustando os gráficos para melhorar o desempenho

Como falamos, ARK Mobile é um monstro na hora de consumir recursos, e isso vale até para o terminal mais poderoso, sobretudo na hora de mostrar partículas e efeitos de iluminação. Ao cair a noite e acender uma fogueira você vai notar. Dado que é um jogo de sobrevivência em tempo real, vale mais a pena ter um framerate estável. Para acessar o menu de configurações de vídeo, iremos ao menu de nosso inventário e tocaremos no ícone de engrenagem na parte superior esquerda da tela. Dentro, na opção de gráficos teremos algumas opções, embora as que nos interessam sejam estas:

ARK Survival Evolved configurar gráficos

  • Graphics Quality: Temos as opções baixo, médio, alto e “épico”. Deixando no médio ficaremos no meio em quase todos os efeitos de iluminação e sombra em tempo real, fazendo que a coisa melhore muitíssimo. E se não somos fãs de frufrus, no mais baixo também poderemos jogar.
  • Resolution: O jogo inclui antialiasing e filtros pós processados de série, então se usarmos uma resolução inferior à nativa de nossa tela não notaremos a diferença. Inclusive reduzindo a 50%, a experiência será mais que digna, ao menos em telas de menos de seis polegadas.

Primeiros passos no jogo

Após ter criado o personagem, a experiência de jogo em ARK durante os primeiros passos se rege por nossa velocidade na hora de obter recursos básicos para construir um pequeno refúgio e equipamento para poder craftar materiais e nos defender dos dinossauros de tamanho médio que encontrarmos. Por sorte, o próprio jogo nos propõe um tutorial que poderemos seguir para aprender as mecânicas básicas de controle, e que se passam por construir nossas primeiras ferramentas, fazer uma fogueira, caçar alguns bichos e cozinhá-los.

Ark Survival Evolved Android campamento

Não é preciso ter medo de morrer, já que nosso personagem e nível não serão perdidos, só reaparecerá em um ponto próximo na ilha, podendo recuperar nosso equipamento perdido caso nenhum outro jogador já tenha levado. A coisa orbita entre um Minecraft e um MMO de ação.

Os arbustos nos fornecerão alimentos muito mais seguros do que a carne de dinossauro selvagem que perambula por aí. No começo iremos extrair madeira com nossos punhos, enquanto que as pedras coletaremos do solo. Isto será suficiente para começar a comprar receitas com as quais elaborar objetos. A picareta e o machado são as primeiríssimas que teremos que fazer para poder obter recursos básicos de muros e vegetação maiores.

Ark Survival Evolved estadísticas

Como no começo não há problema com a carga máxima e o inventário, iremos coletar tudo o que encontrarmos. Além de eliminando inimigos, a experiência subirá realizando extrações, podendo dividir os pontos que nos dão para aumentar a quantidade máxima das diferentes características do personagem (fadiga, carga, vida, velocidade e demais). Por outro lado, precisaremos subir de nível para comprar novas receitas com as quais desbloquear mais armas, ferramentas e equipamento. Um ciclo sem fim, como no Rei Leão, mas com criaturas do período cretáceo.

A partir daí, já é com a gente o foco que queremos dar ao jogo. Tenha em mente que no mesmo servidor existirão 50 jogadores que não têm porque ser amistosos, então as localizações de nossas fortificações e as relações que estabelecermos serão fundamentais para prosperar. Há muito à frente, assim como acontece no jogo original: domesticar dinossauros gigantes, erguer enormes castelos, descobrir tecnologia alienígena e desenvolver armamento futurista. Veremos se o smartphone não vai derreter antes disso tudo.

1 COMMENT

  1. E como faz para domar um Mesopiteco nesse jogo?
    Estou tentando colocar comida em seu inventário,mas não aparece a opção de abrir :/
    No de celular não é possível domá-los? :/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here