Se calcula que entre 10% e 15% da população mundial são pessoas canhotas. O fato desta porcentagem do censo tenha tendência a usar a mão esquerda nas ações cotidianas pode levar a um problema se certos objetos não estiverem corretamente adaptados. A distribuição dos elementos na interface de qualquer smartphone é, sem dúvidas, um desses bloqueios. É por isso que existe a possibilidade de ativar o modo para canhotos no Android para facilitar o uso do terminal a estes usuários.

modo-canhoto-android

Como ativar o modo para canhotos no Android

O primeiro passo para ativar o modo para surdos em qualquer smartphone é bem simples. No caso, precisaremos de um terminal com o sistema operacional Android 4.4 (KitKat) ou superior. Vale ainda frisar que a opção não aparece visível no dispositivo. Mas não se assuste, porque só é preciso adicionar as Opções de Desenvolvedor para aplicar esta mudança tão desejada por muitos usuários à interface.

Advertisement

modo-canhoto-android

Passos para ativar as opções de desenvolvedor no Android

Muitos usuários do Android não sabem que este sistema operacional incorpora de forma nativa muitas opções além das mostradas por padrão. O Modo de Desenvolvedor, está orientado para que os programadores de utilitários possam experimentar com parâmetros mais avançados. Não há nada que nos impeça de fazermos uso destas ferramentas como usuários normais. Para ativar basta seguir estes passos:

  • Entre na seção Configurações de seu dispositivo
  • Toque em Informações do telefone
  • Busque o Número de compilação e toque sete vezes nisso
  • Introduza seu padrão de desbloqueio

 

Uma vez feito isso, nos aparecerá a opção Opções para Desenvolvedores na janela Sistema, que também encontraremos dentro de Configurações.

Tudo pronto para utilizar a mão esquerda

Para continuar com o processo entramos nas agora desbloqueadas Opções para desenvolvedores. Sim, aqui podemos nos sentirmos como autênticos Android Devs. Lá só temos que buscar a seção Desenho e ativar a opção Forçar dir. layout (RTL). Quando chegarmos nisto, automaticamente veremos a interface ter sua distribuição invertida. Os botões de interação passarão para o lado direito, algo que nos facilitará o toque com polegar da mão esquerda.

Também serão adaptados muitos dos aplicativos que temos instalados. Em nosso caso observamos como WhatsApp, Twitter, Chrome, Gmail e Instagram invertem seus elementos e menus. No caso, alguns ícones pertencentes à barra superior de ferramentas se invertem até demais. Provavelmente isso será corrigido em versões futuras durante o desenvolvimento deste modo.

Uma opção para facilitar o uso para muitas pessoas

Apesar do modo para surdos no Android ainda precisar de algumas melhorias para ficar excelente, a versão atual será bem cômoda para quem usa como dominante a mão esquerda. O fato de poder ativar esta opção pelo próprio sistema operacional faz que não precisemos recorrer a ferramentas externas. No caso, se faz necessária uma maior adaptação por parte dos principais aplicativos utilizados para uma integração total.

left-handed-persons

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here