Certamente você já ouviu falar do novo gênero da moda que parece ter desbancado nas últimas semanas os já manjados ‘battle royale’. Auto Chess ou autobattle passou deu m mod do conhecido MOBA Dota 2 para ser considerado um gênero por si só em pouquíssimo tempo, estando alguns jogos como Teamfight Tactics entre os mais vistos no Twitch, sem falar dos recordes de usuários no Steam. Como era de se esperar, a onda expansiva afetou o ecossistema Android, existindo disponíveis atualmente várias propostas que pegaram o bonde.

Qual é a origem do Auto Chess?

Só é preciso passar o olho por cima dos Google Trends para se dar conta de que algo aconteceu no começo de 2019. Especificamente, a aparição do chamado Dota Auto Chess, um mod do próprio DotA 2 da Valve que em poucos dias se tornou um dos títulos mais jogados do Steam superando o milhão de jogadores conectados, coisa que não acontecia desde o começo de 2017.

Dota Auto Chess (Dota 2 mod)
Dota Auto Chess para PC (Dota 2 mod)

Com todo esse sucesso, era só questão de tempo para que a proposta se separasse da raiz e se tornasse um jogo totalmente independente do original. Assim voltaria a se fechar o ciclo, já que DotA nasceu como um mapa do velho Warcraft 3 que acabou tendo vida própria. Parece que a própria Valve tentou chegar a um acordo com Drodo Studio, os criadores do mod, acordo que terminou com o seguinte: cada um iria lançar seu próprio jogo, mas existiria certa comunicação interna entre estúdios e uma pequena parte da renda compartilhada graças a um sistema de assinatura premium para o mod original.

Advertisement

Jogos de Auto Chess disponíveis para Android

Deste casamento nasceram vários jogos, tanto dos criadores originais como de outros estúdios que quiseram pegar o bonde da nova moda:

  • Auto Chess (Drogo Studio): Os criadores do mod original já têm seu próprio título stand-alone que por hora só está disponível para dispositivos móveis, mas que em breve chegará para PC através da Epic Store. Efetivamente, acabaram indo para a concorrência. [Baixar]

Auto Chess Android

  • Dota Underlords (Valve): Por sua parte, valve anda desenvolvendo seu próprio autobattler, que já está disponível tanto para PC através do Steam como para dispositivos móveis. De fato, tem a honra de ser o primeiro jogo da companhia lançado em dispositivos móveis (sem contar adaptações de seus jogos para NVIDIA Shield). [Baixar]

Dota Underlords

  • Chess Rush (Tencent): A história é simples. A gigante Tencent é proprietária da Riot Games, desenvolvedora de League of Legends.
    A história é simples. A gigante Tencent é proprietária da Riot Games, desenvolvedora de League of Legends. E a Riot integrou um modo de jogo auto-battler dentro do título original, mas na Ásia sabemos que o mercado mobile é mais forte do que no resto do mundo todo. Por isso acabam de lançar Chess Rush, seu próprio rival para o gênero enquanto Riot segue trabalhando na adaptação oficial para Android de LoL. [Baixar]

Como se joga um Auto Chess?

Apesar da Wikipédia trazer declarações de Drogo Studios em uma entrevista onde dizem ter se inspirado no Mahjong, não é exatamente por aí. Auto Chess é um jogo estratégico onde devemos vencer o rival posicionando nossos personagens em um tabuleiro onde interagem com os oponentes de forma automática. Cada combate se divide em duas fases: primeiro colocamos as peças no tabuleiro seguindo umas pautas de custo e localização definidas para cada jogo, para então iniciar o combate e ver o resultado de forma totalmente passiva. Primeiro o <em<chess, e depois o auto.

A verdadeira profundidade destes títulos está nas sinergias. Cada personagem tem suas próprias habilidades especiais que serão afetadas pelos elementos que tiverem ao redor. Os inimigos adjacentes, campo de visão ou certos bônus e modificadores raciais farão que nosso lutador seja mais ou menos eficiente. Dependendo dos resultados do combate, obteremos recursos para podermos melhorar as unidades sobreviventes, assim como recrutar outras novas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here