Uma das redes sociais de maior relevância na última década tem sido o Tumblr. Este espaço de blogs é uma gaveta de alfaiate onde cabe todo tipo de conteúdo: vídeo, microblogging, imagens, texto, áudio… Um espaço contracultural que tem sido o refúgio para publicações que provavelmente não teriam espaço no resto das redes sociais. E tristemente parece que sua época está chegando ao fim, assim como aconteceu com MySpace. Por isso juntamos vários métodos para baixar o conteúdo dos blogs do Tumblr e não caírem no esquecimento.

Como baixar o conteúdo de uma página do Tumblr

Lemos no Genbeta (em espanhol) que David Karp, fundador do Tumblr, irá deixar a companhia (em inglês) que preside no mês que vem. Um ponto de reflexão para uma empresa que não vive seu melhor momento (em inglês) quanto a usuários e publicações. Ainda, com os contínuos vai e vens que tem sofrido desde que foi comprado em 2013 pelo Yahoo (em inglês) não está sentindo muita estabilidade. Sem saber o que irá acontecer amanhã, é melhor prevenir e por isso os damos alguns métodos com os quais poder baixar o conteúdo do Tumblr.

Baixar o conteúdo do Tumblr em terminais Android

Se quisermos contar com as imagens, vídeos, áudios, gifs e demais coisas em nosso Android só precisamos utilizar o Timbloader, uma ferramenta com a qual baixar facilmente o conteúdo. Mas precisaremos obrigatoriamente ter o app oficial do Tumblr para poder realizar tais downloads. Uma vez que tenhamos ambos os apps instalados em nosso smartphone ou tablet, teremos que abrir o app do Tumblr e navegar por ele até encontrar o que desejamos baixar. Aí teremos que tocar o ícone de enviar ou compartilhar (o primeiro que aparece abaixo das publicações) e escolher a opção do Timbloader.

Como baixar o conteúdo de uma página do Tumblr

Assim que compartilhar o conteúdo, Timbloader se abrirá com a publicação que acabamos de mandar para lá. Basta tocar em “Download” que aparece na parte inferior da tela, e assim estará baixando. Podemos repetir isso quantas vezes quisermos e funciona muito bem para publicações que contém múltiplos elementos, assim como para o conteúdo multimídia que não podemos baixar pelo Tumblr. Se quisermos ver tudo o que baixamos pelo app, basta tocar o primeiro botão que aparece no canto superior direito (símbolo de disquete). Daí sairá uma lista com o que foi salvo e é possível visualizar ou apagar diretamente.

Como baixar o conteúdo de uma página do Tumblr

Baixar Timbloader na Uptodown [APK]

Baixar o conteúdo do Tumblr pelo computador

Se desejarmos ter todo o conteúdo de um blog do Tumblr em nossos computadores, nada melhor do que usar TumblThree. Este programa gratuito e de código livre está na terceira versão, e por hora definitiva, de uma potente ferramenta que nos permite baixar todo o conteúdo de um blog do Tumblr: fotos, vídeos, áudios, texto… Incluindo os comentários e tags dos distintos posts. Podemos fazer backup de qualquer página sempre que não for privada. Algo que realizaremos seguindo uns passos bem simples.

  1. Baixar e executar TumblThree.
  2. Colocar a URL do Tumblr que queiramos baixar no campo situado na parte inferior do programa.
  3. Escolher que tipo de conteúdo queremos que seja baixado, assim como o número de páginas específica do próprio Tumblr. Se desejarmos ter o blog completo, não colocamos nada nos campos de “Download Pages”.
  4. Toca o botão da lupa que põe “Crawl” e o programa começará a identificar o Tumblr que especificamos.

Todo mundo que já usou um programa de downloads está acostumado desde o princípio à sua interface intuitiva. E mais, poderemos baixar mais de um blog do Tumblr por vez, posto que só precisamos repetir a mesma ação com tudo o que desejarmos.

Como baixar o conteúdo de uma página do Tumblr

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here