É inevitável se inspirar em jogos bem feitos. Battle Souls, dos espanhóis da TaleSoft Studio, não oculta sua inspiração no brilhante Darkest Dungeon a nível de mecânicas, do mesmo modo que a estética de dark fantasy que tem como principal referente a saga Dark Souls. De fato, só é preciso ver Tap Souls, seu título anterior para Android, para comprovar a enorme devoção pela obra da From Software.

Battle Souls é um RPG tático por turnos com uns adoráveis e pixelados gráficos 2D, uma definição que pode ser tão flexível quanto o próprio gênero. As similaridades com Darkest Dungeon são enormes, ao ponto de que o desenvolvimento dos combates é praticamente igual. Teremos uma equipe de até quatro membros, cada um com suas próprias habilidades de combate. Os enfrentamentos pausados nos permitem escolher habilidade e objetivos com calma, mas é preciso levar em conta tanto o próprio efeito do ataque como os alvos a serem afetados. Familiar, verdade?

As masmorras também utilizam uma estrutura similar, só que sua representação é mais simplicista do que no jogo de A Red Hook Studios. Avançaremos por pequenos tabuleiros interconectados até o boss final, e em cada casa poderá ter tanto um combate como qualquer outro tipo de encontro ou evento especial, seja uma armadilha ou um tesouro. Cada uma destas missões poderá ser cumprida com três níveis de dificuldade diferentes, variando a recompensa de acordo.

Seguindo com as referências, o hub principal recorda inevitavelmente o Santuário do Elo de Fogo dos Souls, podendo daí escolher missão, melhorar os personagens ou contratar novos mercenários. E aí entra em jogo a chave do assunto. Para aumentar as habilidades dos personagens, precisaremos de ouro, coletável após superar cenários, enquanto que as gemas nos permitirão invocar novos guerreiros para substituir os caídos. Ambos os recursos poderão ser obtidos jogando ou abrindo a carteira na loja in-game. Só depende de nossas ânsias se vamos gastar essa grana. Ainda assim, um pouco de publicidade aparece pelo aplicativo em forma de splash com tempo limitado, mas não chega a atrapalhar nada nem se tornar cansativo.

Battle Souls é um interessante jogo que se inspira abertamente em um dos melhores RPGs táticos dos últimos anos. TaleSoft afirma que seguem trabalhando no jogo, e assim novas missões irão se somando aos dois mundos iniciais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here