Tem alguém que fica te ligando toda hora e você não sabe quem é, te desperta de manhã, te incomoda quando você está numa reunião… As chamadas de spam são um incômodo puro e muito habituais. Até demais. Bloqueamos um número e passam a nos ligar de outro, ou então é outra empresa que passa a encher o saco. Para evitar estas situações, hoje te contamos como bloquear as chamadas de spam e esquecer que elas existem.

Há um par de formas de bloquear chamadas de spam em nosso smartphone: com aplicativos especializados ou através das próprias funções que existem em nossos dispositivos. Esta última opção sempre dependerá da marca, assim como da capa de personalização usada.

Bloqueie chamadas de spam de forma nativa

Google não tem no Android uma função que nos permita bloquear chamadas spam de forma nativa. Mas existe disponível na maioria das capas de personalização como MIUI nos Xiaomi, EMUI nos Huawei ou OxygenOS nos OnePlus.

Para verificar se seu smartphone tem esta função de bloqueio, só é preciso ir no app de telefone, tocar nos três pontos do canto superior direito para acessar as opções e buscar alguma que indique ”Bloquear números”, “Lista negra” ou ”Filtro. O nome varia de acordo com o fabricante. Após acessar esta opção, dá para escolher o que deseja bloquear.

Advertisement

Podemos pistolar total e bloquear, por exemplo, todas as chamadas recebidas, bloquear todos os números desconhecidos ou todos os números privados/ocultos. O smartphone automaticamente bloqueará qualquer chamada que venha de um número que não esteja na agenda. O dispositivo não tocará, mas chegará uma notificação alertando da chamada.

Lista negra Huawei

Outra opção importante é que é possível adicionar os números que desejar à lista negra ou ao filtro de spam. Assim dá para dar um basta em qualquer pessoa que esteja na agenda e te incomodando. Bloqueia e pronto. Para fazer isto, só é preciso ir na agenda do smartphone, selecionar o número em questão e tocar nos três pontos de opções. Aparecerá uma opção que indica “Adicionar à lista negra”. Também dá para fazer isso pelo app de telefone. Toque sobre os três pontos, abra “Filtro” ou “Listra Negra” e toque em ”adicionar à lista negra”. Busque o número que deseja bloquear na agenda e já não será mais incomodado por ele.

No caso de celulares Samsung, podemos ir diretamente na agenda para bloquear o contato desejado. Tudo muito simples: salve o número, toque nos três pontos e marque ”Bloquear contato”. Se este número voltar a chamar, não terá a opção de fazer contato a não ser que removamos o bloqueio.

Bloquear spam

Google Phone

Se não tiver nenhuma função similar em sua capa de personalização nem no app de telefone, você pode apostar por instalar o aplicativo de telefone da Google. A companhia de Mountain View tem seu próprio app de telefone que só vem instalado de forma nativa em alguns smartphones. Mas isso não impede ninguém de utilizar, basta baixar o APK pela Uptodown e assim utilizar como aplicativo principal. Dá para fazer chamada, gerenciar contatos, ver histórico de chamadas e usar o resto das opções e ferramentas. Mas vamos ao que importa deste texto: conta com um filtro e um identificador de chamadas que podem ser ativados para bloquear chamadas de spam.

E se não quiser ativar o filtro de spam, mas sim saber quem está ligando antes de atender, o app da Google conta com um identificador de chamadas para isso. Esta ferramenta será capaz de saber quem tá por trás do número que incomoda, independentemente de ter salvo na agenda ou não. Apesar de ser um número desconhecido, Google obterá a informação através de sua própria base de dados e dirá de quem se trata, ou ao menos do quê se trata no caso de spam. [Baixar]

Bloquear spam - Google

Apps para bloquear chamadas de spam

Além de nosso próprio smartphone, há um bocado de aplicativos especializados cujo objetivo é bloquear qualquer chamada de spam recebida no smartphone. Não só identificam ou bloqueiam chamadas que marquemos como tal, mas também têm acesso a bases de dados com milhares de números de spam que identificação automaticamente para bloquear: contam com um identificador de número para saber quem está ligando. Se automaticamente consideram que é spam, bloqueiam a chamada.

Clever Dialer

Este aplicativo é uma das melhores formas de bloquear chamadas de spam no smartphone sem se preocupar e de maneira automática. Só é preciso instalar, dar as permissões necessárias e ele se encarregará de identificar e bloquear.

Se trata de um app muito completo e muito utilizado que identifica quem está ligando, mesmo que não sejamos capazes de reconhecer o número. É capaz de buscar em uma grande base de dados e mostrar na tela de chamada. Em todo momento é possível escolher se desejamos bloquear o telefone ou não. E mais, também bloquearemos todo tipo de número e chamada para que não voltem a incomodar.

Clever Dialer é muito eficaz e avisará no caso de chamada de spam com uma mensagem que indica “Cuidado com este número”. Na mesma tela podemos bloquear, ignorar o aviso ou salvar na agenda para manter arquivado. Assim nenhum passará batido. [Baixar]

TrueCaller

Outro dos aplicativos mais utilizados para bloquear chamadas de spam é TrueCaller, um app que conta com mais de 250 milhões de usuários. Pouca coisa. Seu funcionamento é similar ao anterior, já que é capaz de identificar quem está ligando e filtrar o que considera perigoso, incômodo ou simplesmente spam. É capaz de identificar chamadas, mas também identifica automaticamente as mensagens ou SMS indesejados.

Basta instalar, conceder as permissões de sempre e, automaticamente, as chamadas irão se classificando como chamadas normais ou chamadas de spam. Igualmente às ferramentas anteriores, também poderemos reportar os números que nos incomodam e que não estão na base de dados do aplicativo. [Baixar]

Call Insider

Call Insider identifica números desconhecidos e bloqueia chamadas indesejadas de forma eficaz. Só precisamos fazer o padrão: instalar e dar as permissões necessárias. Se recebermos uma chamada de um número que não esteja registrado no terminal, o aplicativo Call Insider busca na base de dados com 10 milhões de números e identifica se é spam ou não. Este app busca em mais de 70 sites dedicados a reunir números específicos de publicidade ou incômodos. Se a chamada recebida se classificar nessas categorias será bloqueada para que não encha o saco.

Uma das opções mais interessantes é que nos permitirá ver todos os detalhes do número em questão. Poderemos marcar o bloqueio de chamadas, ver comentários de outros usuários e visualizar opiniões de outras pessoas sobre esse número para tentar descobrir por que está ligando. [Baixar]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here