Em setembro de 2018 foi lançado o esperado BlueStacks 4.0, cuja principal novidade era a utilização do Android 7 Nougat, além de apresentar uma renovada interface e uma maior compatibilidade. Quatro meses depois chega a versão 4.40, que continua com seu caminho de cara a reduzir o uso de memória e consumo de CPU da virtualização, sobretudo quando se usam vários aplicativos de forma simultânea. Ainda, foi adicionado o chamado Media Manager, com o qual poderemos transferir facilmente arquivos entre a máquina virtualizada e o equipamento onde está instalada.

Segundo as próprias notas de lançamento desta atualização, foi reduzida em 20% em média a memória usada durante o jogo, utilizando para isso a GPU para reduzir a carga da CPU. Um dos principais problemas das ferramentas de virtualização desta índole é que requerem de muito músculo por parte do processador para que não peque no desempenho, não aproveitando as capacidades de nossa placa gráfica.

Decidimos corroborar estes dados por nossa conta, executando a última atualização do Bluestacks e comparando os resultados com as versões anteriores. Testamos PUBG Mobile no Bluestacks 4.0, e analisando o desempenho notamos que consome em média 35% da CPU com picos de até 55% quando á uma maior carga, não passando de 5% da GPU. Com a versão 4.40 e em igualdade de condições os resultados são visíveis pelo próprio Gerenciador de Tarefas do Windows: a CPU agora tem uma carga média de 20% (15% a menos que a versão anterior), enquanto que a GPU chega a 20%, equilibrando o rendimento do sistema e liberando recursos para poder, dentre outras coisas, utilizar o sistema de múltiplas instâncias. Ainda, a memória utilizada durante a execução agora se unifica como um só processo, além de ser consideravelmente menor.

O novo gestor de mídia

O chamado Media Manager se encontra em Mais Aplicativos no dock. Se trata de uma ferramenta que nos permite transferir de forma intuitiva qualquer tipo de arquivo entre a máquina emulada e o PC. Para isso, utiliza um explorador de arquivos compartilhado entre ambas as máquinas, permitindo importar e exportar fotos, vídeos e outros tipos de arquivos para serem utilizados em ambos os sistemas.

Lista de mudanças de Bluestacks 4.40

  1. Melhoras substanciais de rendimento
    • Reduz significativamente o uso de memória durante o jogo em até 20%
    • Utiliza GPU dedicada para reduzir o consumo de CPU em até 60% e melhorar o rendimento
    • Reduz o tempo de carregamento inicial em até 50%
    • Controle sobre as taxas de quadros em múltiplas instâncias para melhorar o rendimento geral.
  2. Gestor independente de múltiplas instâncias
  3. Melhorias de transmissão: streaming pela tela de captura do jogo através de OBS, Streamlabs e XSplit
  4. Controlador de Gamepad – jogue com controles compatíveis com Xbox
  5. Novo controle de teclado (toque repetido) para jogos de tiro em primeira pessoa
  6. As melhorias de áudio resolvem vários problemas relacionados com o áudio e o microfone que relataram usuários de Free Fire, Sgame, Sony Audio Recorder, WhatsApp, Viber e outros aplicativos.
  7. Instale mais aplicativos ou aplicativos maiores.
  8. Navegue pela web mais rapidamente utilizando Chrome como navegador predeterminado de Android.
  9. Vários problemas de compatibilidade de jogos foram resolvidos

Bluestacks App Player para Windows na Uptodown | Baixar

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here