Cada vez são mais os aplicativos para dispositivos Android que incorporam desenvolvimento de realidade aumentada em suas mecânicas. Não dá para negar que situar personagens e cenários nos ambientes onde nos encontramos é bem bacana. Chachi é um app desenvolvido em Barcelona que nos submerge em um universo repleto de cor e simpáticos bonecos. Através de diferentes minigames de habilidade competiremos com dezenas de usuários para obter a pontuação mais alta. E fique de olho, porque se você for rápido dá para conseguir prêmios monetários que podem ser transferidos para uma conta do PayPal. No caso, antes de mais nada é preciso assegurar que o smartphone seja compatível com a tecnologia AR.

chachi-app
Fonte: Chachi Team

Uma vez registrados em Chachi já estaremos preparados para fazer parte deste particular mundo. Bem, é quase melhor dizer que este universo passará a se misturar com o lugar onde estivermos. Para observar cada canto do lugar virtual, basicamente deveremos ir girando nosso dispositivo Android na direção desejada. Como primeiro ponto positivo, nossa experiência no que se refere à fluidez foi muito boa. Entre as opções principais encontraremos o modo arcade, a modalidade torneio e a casa de nosso Chachi. Por outro lado, também veremos um ranking de pontuações onde verificar nossa posição e os prêmios conseguidos.

chachi-android-app-torneo

Advertisement

Vários minigames para desbloquear

Pelo modo arcade de Chachi podemos ir acessando vários jogos onde praticar e obter “luxes”. Esta é a moeda virtual usada pelo jogo e que precisaremos para desbloquear recompensas ou acessar os torneios. O sistema de controle em cada minigame não apresenta dificuldade e é baseado em tocar sobre elementos. Por exemplo, em uma das fases deveremos interceptar Chachi quantas vezes pudermos durante uns segundos determinados. Isto não será tão simples como parece, posto que o personagem se moverá velozmente pelo cenário. Nossa missão consistirá em mover o smartphone e seguir o rastro do protagonista para tocar repetidamente. Se tocarmos sobre um Chachi de cor dourada a pontuação será multiplicada.

chachi-android-app

Outros dos minigames consistem em destruir todo o lixo que se aproxima de nosso personagem em um fundo marinho. Esta modalidade é muito mais estressante, posto que a contaminação vai aumentando com o passar dos segundos. Quando algum objeto encostar em nosso Chachi, perderemos uma vida das três que temos. Ao conquistar essa fase, acessaremos outra mecânica onde temos que ir coletando lixo das ruas para colocar num recipiente correspondente. Não demoramos para notar que o meio ambiente teve importância no desenvolvimento narrativo do app.

Um modo torneio que cuida do planeta

Para acessar o modo torneio deveremos possuir pelo menos 500 luxes. Diariamente receberemos três passes que podemos trocar por partidas. Nesta modalidade devemos demonstrar o aprendido no modo arcade. Ou seja, é preciso tocar quantas vezes pudermos sobre Chachi para tentar aspirar o prêmio metálico do dia. Não será fácil, já que os outros usuários também vão estar tentando a mesma coisa.

chachi-android

No caso de vitória, sempre podemos consultar nosso saldo na carteira que encontraremos na casa de chachi. A partir de 20 euros, já estamos em condições de transferir o saldo para uma conta no Paypal. Mas atenção, porque aqui vem a explicação do ambientalismo da temática em alguns minigames. Contamos com a possibilidade de doar parte de nossos prêmios a uma ONG selecionada mensalmente. Com isso, estaremos fazendo nossa parte para preservar o planeta de problemas derivados da poluição.

Chachi é a gamificação do social

Sem dúvidas a iniciativa desta equipe espanhola de desenvolvimento é mais que interessante. Chachi evoluiu a ponto de se converter em um conjunto de minigames atrativos. O fato de poder jogar de maneira tão intuitiva mediante realidade aumentada nos proporciona muitos momentos de diversão. Por outro lado, é muito gratificante saber que não só podemos aspirar a um prêmio econômico em benefício próprio. Neste caso, podemos converter nosso entretenimento em uma ajuda para o planeta em que habitamos. Colaborar com o cuidado do ambiente é imprescindível. Nem sempre podemos viver em mundos virtuais.

Chachi para Android na Uptodown [APK] | Baixar

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here