Escrever um roteiro ou um relato é um processo complexo. Idealizar argumentos e personagens com relação entre si requer investir muitas horas de esforço. Graças a nossos dispositivos Android, podemos fazer uso de ferramentas que facilitem este processo criativo. Por isso, trazemos aqui cinco apps para criar roteiros e histórias que gerem interesse e mantenham a coesão na narração. Assim o leitor desfrutará de cada um de seus argumentos e pontos de trama.

apps-guionistas-android

Writing Prompts

O primeiro passo na hora de escrever um roteiro ou história é encontrar uma premissa da qual partir. Se já tiver, basta colocar as mãos à obra e começar a dar forma à narrativa. Só que pode ser que você se encontre numa dessas crises de criatividade tão temidas pelos escritores. Com ferramentas como Writing Prompts, seu dispositivo Android pode se converter em seu melhor aliado para buscar inspiração.

Advertisement

writing-prompts-android

Este utilitário nos mostra diversas situações, sugeridas por usuários de todo o mundo, que nos inspiram a criar histórias. Um dos aspectos destacados de Writing Prompts é que podemos ordenar cada ideia por gênero. Ainda, contamos com a opção de acessar uma seção onde encontraremos frases iniciais para começar nosso roteiro.

Character Generator: Develop your story characters

Uma vez que tenha sua premissa, é hora de colocar as mãos à obra para criar o conjunto de personagens que irão gerar a história. Desenvolver os perfis de protagonistas e antagonistas pode ser uma grande odisseia se não fizermos isso em ordem. Graças a utilitários como Character Generator: Develop your story characters temos ferramentas que dão coesão a tudo.

gerador-personagens-android

Character Generator: Develop your story characters nos permite criar cada perfil sem nenhum tipo de dificuldade. Podemos até usar a ferramenta do dado para deixar que o aplicativo gere tudo na sorte. O utilitário, além de salvar todos os protagonistas desenvolvidos, permite começar a escrever o relato com um editor de texto próprio. Em outras das telas dispomos de várias pautas muito interessantes que podemos aplicar para potencializar a construção literária.

Character Story Planner 2

Na mesma linha do aplicativo anteriormente mencionado encontramos Story Planner 2. Com esta ferramenta também podemos criar fichas de personagens de forma prática e muito ordenada. Um dos elementos que se destacam é que podemos classificar todos os indivíduos ou criaturas de acordo com sua importância na história e suas características.

character-story-planner-android

Em Character Story Planner 2 dispomos de vários modelos para criarmos cada personagem de forma rápida e eficaz. Ainda, a ferramenta está preparada para lidar com protagonistas que não sejam necessariamente pessoas. Algo muito útil quando estamos elaborando o roteiro de uma história de ficção científica.

Narrative Nods

Chegados a este ponto cada vez mais são os elementos que fazem parte do texto. Por isso, é indispensável que tudo tenha boa relação entre si. Um dos principais problemas na hora de escrever um roteiro é não definir uma boa base na ideia. Se isto ocorrer, pode ser que nossa história tenha fissuras no desenvolvimento e conclusão. Narrative Nods é um app útil com o qual podemos transformar todas as nossas ideias narrativas em potentes pontos de trama.

narrative-nods-android

Com uma bela interface, Narrative Nods conta com as características imprescindíveis para criar vínculos entre personagens e argumento. Basicamente temos que ir preenchendo todos os dados e a ferramenta irá estabelecendo relações entre os diferentes elementos. Uma grande ajuda para que seu roteiro fique coeso e bem estruturado.

JotterPad

Agora que os personagens e demais elementos de sua história parecem ter uma boa correlação, é hora de começar a desenvolver o roteiro em si. É possível recorrer a ferramentas muito interessantes para PC como Celtx, mas também existem processadores para smartphones que são bem produtivos. Um deles é JotterPad e através de sua interface simples nos permite escrever sem distrações.

jotterpad-android

Graças a JotterPad dispomos de um editor adaptado às nossas necessidades como escritores. Por isso, contamos com a possibilidade de criar um estilo de escrita personalizado com recortes, fontes e estilos de parágrafo e diálogos totalmente individualizados. Só assim conseguiremos dar forma à nossa história com um selo próprio inconfundível. Quando acabar a criação, não se preocupe, o app conta com diversas possibilidades de exportação.

Com todos estes aplicativos para Android, já não restam desculpas para começar a escrever um roteiro ou livro com garantias. E é que às vezes a tecnologia pode mesmo nos ajudar a descobrir as capacidades de nossa imaginação.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here