Com a chegada das férias o número de viagens de carro aumenta exponencialmente. Se somos nós quem vai estar dirigindo devemos evitar distrações o máximo possível. Apesar de não parecer, nosso smartphone pode ser o principal inimigo se ficarmos olhando as notificações e alertas que aparecem na tela. É por isso que é imprescindível fazer uso de diferentes ferramentas para adaptar a interface de cada dispositivo móvel para a condução. Diversos apps como Spotify já dispõem de modo veicular, mas é Android Auto o utilitário mais completo para podermos otimizar os aplicativos essenciais que usaremos em cada viagem.

android-auto-android (1)

Uma interface minimalista e eficaz

Após várias tentativas, parece que por fim Google decidiu oferecer um Android Auto estável e prático para o usuário. Assim que iniciamos a ferramenta encontramos uma interface composta por um modo escuro que evita distrações. O tamanho da fonte aumenta e isso é ótimo para poder deixar o smartphone distante do volante. Outro aspecto a ser levado em conta é que o utilitário foi desenvolvido para situar o dispositivo com orientação vertical ou horizontal de acordo com nossas preferências. Em um ou outro caso a experiência não varia e todos os menus se adaptam bem.

android-auto-tutorial

Advertisement

Para poder gerenciar todos os recursos que Android Auto nos oferece, dispomos de uma barra de ferramentas muito intuitiva. Nela contamos com um círculo e três botões que englobam as funções principais disponíveis. O utilitário foi concebido para nos ajudar na navegação, reproduzir música ou podcasts, permitir fazer chamadas com facilidade ou responder mensagens do WhatsApp ou Telegram sem ter que escrever. Por outro lado, no menu principal podemos situar alguns widgets para visualizarmos com uma simples olhada as informações do tempo ou a rota que estamos seguindo com o Google Maps.

android-auto-android

Que as mensagens não te distraiam

Outro aspecto a ser levado em conta é que em todo momento podemos tocar sobre o microfone branco que aparece na interface. Com isso, o assistente da Google nos permitirá utilizar voz para executar determinados comandos. Por outro lado, também podemos responder certas mensagens que apareçam na tela principal. Algo que é bastante útil é que ao recebermos notificações de apps como WhatsApp poderemos responder automaticamente com um ‘Estou dirigindo’ ao tocar um botão.

android-auto-app

E mais, Android Auto nos oferece a possibilidade de reproduzir qualquer mensagem de texto que tenham nos enviado. Graças à tecnologia da Google não teremos que olhar para o celular, mas sim ouvir a transcrição do conteúdo que alguém tenha enviado.

Escutar Spotify no Android Auto é fácil

Um dos pontos fortes desta nova atualização do Android é que podemos sincronizar nossa música favorita com o aplicativo. Através do ícone dos fones na barra de ferramentas acessaremos os apps disponíveis que são compatíveis e que temos instalados. Uma das melhores adaptações é o Spotify. Se tocarmos sobre este app nos mostrará uma interface totalmente simplificada da plataforma de música. Vale destacar que esta interface do Spotify é bem similar à usada em seu modo veicular.

spotify-android-auto

No Spotify para Android Auto não só contaremos com os controles básicos para passarmos de música ou pausarmos a reprodução. Também poderemos fazer uso do assistente de voz da Google para ordenar que busque qualquer artista, tema ou álbum. Mesmo mudando para outra parte da interface a música continuará tocando e podemos, por exemplo, ver o caminho enquanto desfrutamos de nossas listas de reprodução favoritas.

Encontre seus contatos e ligue com rapidez

Se precisamos ligar para alguém só é tocar no ícone do telefone. Aqui temos fácil acesso ao histórico de chamadas recentes ou nossos números favoritos. Se precisarmos marcar um número, também podemos fazer isso tocando sobre o botão destacado em cor rosa. Nossa recomendação é que você mantenha na vista rápida aqueles possíveis contatos a serem chamados durante o trajeto, assim você não terá que tirar o olho da pista para poder digitar.

android-auto-calls

Uma excelente opção para sincronizar o carro e um smartphone

Sem sombra de dúvidas, Android Auto é uma opção mais que recomendável para utilizar as funções essenciais de nosso smartphone dentro de nosso veículo. As novas mudanças chegadas à sua interface foram ótimas e podemos escutar música, ligar para alguém ou seguir nossa rota sem distrações. Inclusive, nas configurações contamos com a opção de registrar nosso veículo para que o dispositivo Android identifique automaticamente a cada viagem. No caso, toda precaução continua sendo pouca quando estamos com as mãos no volante.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here