Apesar de que as companhias telefônicas cada vez oferecem tarifas de navegação com maior quantidade de gigas, o extenso uso que fazemos de diversos aplicativos pode nos levar a ficar sem megas ao longo do mês. Por isso, a maioria das ferramentas já incorporam algumas funções com as quais podemos economizar dados durante o uso cotidiano de nosso dispositivo Android. Explicamos como fazer de forma muito simples.

Instagram é um dos apps que mais consome dados

Se falamos de uma rede social que se baseia primeiramente na interação com fotografias e vídeos, esta é Instagram. A proliferação de efeitos que podemos adicionar aos Stories, assim como o aumento da duração e quantidade de vídeos e fotos que postamos como publicações, fazem que, se não tivermos uma rede WiFi, tenhamos que consumir muitos dados para visualizar e compartilhar os conteúdos.

Se não quisermos levar um susto e ver como Instagram acaba com nossa reserva de gigas, só precisamos entrar em Configurações > Conta > Uso de dados e ativar a tela que aparecer. Deste modo, o app não carregará certos elementos se não estivermos conectados a uma rede WiFi.

Infografia: Sara Caravaca

Escute música sem se preocupar com seus megas

Se você é dos que sempre estão com fones equipados e Spotify aberto, também dá para ativar algumas funções dentro da própria plataforma de música para não ter que ficar calculando os dados que cada música consome.

Para isso é preciso acessar Sua Biblioteca > Configurações > Qualidade da música. Uma vez aqui poderemos selecionar uma qualidade inferior de streaming para que cada música se reproduza fazendo uso de menos kbps. Por outro lado, também poderemos desativar a tela Baixar pela rede móvel para que se armazenem temas musicais em modo offline se estivermos conectados a uma rede WiFi.

Infografia: Sara Caravaca

Cabe destacar que só é possível armazenar listas e músicas em seu aparelho se tiver conta Premium do Spotify. Talvez saia mais em conta para economizar exponencialmente dados móveis durante a reprodução.

280 caracteres… e muitos megas

Twitter é outra das redes sociais que pode afunilar a quantidade de megas que temos disponíveis. É porque são muitos vídeos e fotos de alta qualidade que podemos encontrar em nossa ‘timeline’.

Para gerenciar os gigas usados pela rede de microblogging, temos que entrar em Configurações e privacidade > Geral > Uso de dados. É nesta zona da interface onde poderemos marcar que os vídeos só sejam reproduzidos automaticamente com uma rede WiFi ou que a sincronização de dados não se execute com tanta frequência em segundo plano.

Infografia: Sara Caravaca

Diminua os dados no Facebook

Se você passa muito tempo diariamente navegando por todas as possibilidades que o universo Facebook oferece, também é preciso ter cuidado com o consumo de dados que você executa ao tocar nas publicações e perfis.

Encontraremos o mecanismo para economizar megas nesta rede social acessando Configurações e privacidade > Economia de dados. Nesta seção veremos a tela que devemos ativar para que Facebook reduza o tamanho das fotos e limite a reprodução automática de vídeos.

Infografia: Sara Caravaca

Controle o download de conteúdo no WhatsApp

São muitos os grupos e conversas do WhatsApp onde são compartilhados vídeos e diversas fotos por minuto. Por isso devemos ter cuidado se não quisermos que todo esse conteúdo chegue na memória de nosso smartphone de maneira automática.

Para isso temos que ir em Configurações > Dados e armazenamento > Download automático. Então poderemos decidir quais arquivos desenhamos que sejam baixados com nossos dados móveis e os que queremos que somente via WiFi. Um aspecto que devemos levar em conta é que as mensagens de voz sempre são baixadas automaticamente para melhorar a experiência do usuário.

Infografia: Sara Caravaca

Se você tem costume de realizar chamadas de voz através do WhatsApp, também é possível ativar uma janela para diminuir o uso de dados em Configurações > Dados e armazenamento > Download automático > Configurações de chamadas > Diminuir uso de dados.

Versões lite muito mais leves

Muitos dos aplicativos anteriormente mencionados desenvolveram versões Lite com o objetivo de oferecerem seus serviços fazendo menos uso de dados e memória RAM. Por isso, sempre podemos baixar Facebook, Instagram, Spotify ou Twitter através dessas interfaces mais leves para reduzir o consumo de recursos por parte de nosso dispositivo Android.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here