Em muitas ocasiões tememos por nossa segurança na hora de navegar através de uma conexão pública. Para isso e muito mais é altamente recomendável o uso de um VPN. Uma rede privada virtual é uma tecnologia de rede que permite criar uma rede de conexões criptografada na Internet, permitindo que as conexões WiFi sejam muito mais seguras ao acessar através de redes privadas de difícil acesso. Explicamos os múltiplos usos deste tipo de serviço e alguns dos apps mais conhecidos para ativar isso no Android.

VPN Android Tutorial

Funções de um VPN

Os VPN têm quatro funcionalidades básicas:

  • Para fazer “Home Office” e poder trabalhar de forma segura acessando remotamente a infraestrutura da empresa. Consiste em distribuir um VPN entre todos os empregados para simular conexão local, evitando o rico de acessar sites privados com informações sensíveis à distância sem criptografia.
  • Para enganar servidores e fazer acreditarem que estamos em outro lugar do mundo. Assim podemos evitar censuras geográficas por parte de governos que bloqueiam conteúdo devido a política ou religião. Isto é especialmente útil em países com controle sobre o que seus cidadãos visitam, como acontece na China e Coreia do Norte.
  • Para adicionar uma camada extra de segurança quando nos conectamos a uma rede pública em um aeroporto, hotel ou restaurante. Desta maneira ninguém saberá quais páginas estamos abrindo nem de qual IP.
  • Para fazer downloads em serviços P2P e protocolos como BitTorrent. Muitos operadores de Internet bloqueiam este tipo de downloads devido à fama ruim que arrastam, sem falar dos controles de segurança executados por certos países na hora de encontrar qualquer vulnerabilidade de direitos autorais.

Como obter seu próprio VPN em um dispositivo Android.

Conseguir nossa própria conexão a um servidor VPN é um pouco mais fácil do que pode parecer. Existem diversos aplicativos que vão permitir fazer isso, mas devemos ser cuidadosos ao escolhermos o mais adequado às nossas circunstâncias.

Advertisement

Podemos encontrar com diferentes características, gratuitas ou pagas, com ou sem limitações de tráfego… Mas o principal a ser levado em conta é que as opções gratuitas normalmente pedem entre seus “termos e condições” o consentimento do usuário para usar seu próprio IP. Daí em diante este IP será usado por usuários de outros países que queiram se conectar ao país do dito IP. Digamos que o preço é utilizar nossa própria localização como nodo externo da rede virtual privada. Uma mão lava a outra.

Vamos a detallar el procedimiento para conectarnos a través tres de las más famosas:

Hola Free VPN

Também conhecido como Hola Better Internet, é uma ferramenta de navegação privada para Android. Um de seus pontos fortes é que não tem limitações quanto ao tráfego que podemos consumir. Ainda, possui uma grande quantidade de serviços de vários países para escolher de qual desejamos nos conectar, e uma interface fácil de seguir onde associar uma localização virtual para cada um dos apps que tenhamos instalados.

O aplicativo serve de navegador graças à barra de endereço superior, mas seu ponto forte está na possibilidade de usar um VPN específico de um país específico para alguns dos apps que tenhamos instalados. Para isso, simplesmente teremos que escolher o aplicativo em questão e posteriormente em qual país desejamos simular a conexão.

TunnelBear

Esta ferramenta é muito reputada já que não faz intercâmbio de tráfego para custear seu funcionamento na versão gratuita. Neste caso, nos proporciona uma quantidade de MB limitada por mês (atualmente 500MB), então se a quantidade acabar não sendo suficiente, não há outra solução a não ser adquirir um dos planos pagos, podendo aproveitar o plano anual para que o valor mensal fique em coisa de 5 dólares.

Uma vez que tenhamos instalado o app, aparecerá um mapa mundi e um urso no país em que estamos neste momento, junto a uma série de túneis sobre os países que suportam o aplicativo. À esquerda há um menu onde pode ser visto que estamos usando a versão gratuita do aplicativo. Daí podemos mudar alguns parâmetros das configurações, como os aplicativos de nosso celular que queremos que utilizem TunnelBear, opções de som, possibilidade de interromper a conexão à Internet se ficar sem megas, de acessar redes de confiança etc.

Para criar nosso VPN só teremos que escolher o país onde pretendemos simular nossa presença, buscar no mapa e tocar sobre ele. Uma vez feito isso, será perguntado se queremos criar um túnel para esse lugar. Se aceitarmos, o urso irá cavar um túnel de nossa posição para o país que tenhamos escolhido. Desse momento em diante, para nosso celular, já estaremos no país que escolhemos.

UFO VPN

Nos últimos tempos sua popularidade disparou por ser um dos poucos serviços de VPN que foram capazes de fazer funcionar os sucessivos betas do esperado Call of Duty Mobile para Android. Sua interface tem muitas similaridades com outras ferramentas parecidas, só que além de permitir a escolha de conexão a diferentes áreas geográficas, também tem na interface algumas configurações predeterminadas para jogos com bloqueio regional como o mencionado CoD Mobile ou PUBG Mobile Lite.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here