Os MMORPG seguem sendo um gênero famoso como demonstra Black Desert Online, que se encontra entre os 20 títulos com mais jogadores no Steam. Se a versão de PC tem essas credenciais, é óbvio que sua passagem para dispositivos Android seja esperada pelos fieis do gênero. Após ter mais de 4 milhões de usuários pré-registrados na Coréia do Sul, foi publicado nesse país Black Desert Mobile. Apesar dos dados de seu lançamento internacional serem uma incógnita, já podemos jogar esta versão, mas dadas todas as travas regionais a melhor forma é recorrer a um emulador Android de PC. Explicamos como fazer.

  • Por ter acabado de ser registrado, referências na virtualização como Nox Player e Bluestacks ainda não são compatíveis com o jogo, e assim temos que recorrer a MOMO, uma ferramenta de origem coreana não tão conhecida, mas que é capaz de rodar com fluidez títulos difíceis de digerir como os recentes Playerunknown’s Battlegrounds para Android. O último beta que suporta o jogo pode ser baixado AQUI pela Uptodown. O processo de instalação é bem simples. Ao clicar no botão laranja instalaremos no destino padrão e após esperar uns instantes podemos iniciá-lo.

Ao iniciar o programa pela primeira vez será pedido que criemos uma exceção no firewall do Windows. Aceitamos e já estaremos no menu de início do emulador. Para por MOMO em inglês teremos que ir no menu de configurações clicando no ícone da engrenagem à direita. A imagem anexada ilustra melhor a posição.

  • Feito isto podemos instalar o jogo. Para isso iremos ao navegador pré-instalado em MOMO (se encontra dentro da pasta de System Apps), acessamos br.uptodown.com e utilizamos o buscador para baixar Black Desert Mobile.
  • Ao iniciar pela primeira vez será pedida nossa conta do Google, e apesar de podermos pular este passo, é recomendável associar o perfil de usuário para poder continuar jogando em outro terminal.
  • Ao iniciar o jogo teremos que aceitar as condições de serviço. Clicando nas três aspas poderemos continuar.

  • Agora vem uma parte não tão bacana. O jogo terá que baixar de seus servidores 2.22GB de dados. O jeito é esperar.

  • Se tudo tiver corrido bem, veremos o menu principal do jogo, onde nos será perguntado se queremos associar nossa conta ao Facebook, Google ou entrar como convidados. Como já dissemos, é mais que recomendável recorrer ao login social para preservar nossos personagens.

  • Em seguida escolhemos um nickname (não é o nome do personagem, mas sim da conta).

  • Agora devemos introduzir uma conta de email duas vezes para associar também à conta. Apesar de já termos usado o login social do Google, temos que pôr novamente.

Por último escolhemos um dos servidores disponíveis para jogar. Podemos ter vários personagens em um só ou espalhados pelos servidores disponíveis.

E aí está! Agora teremos que criar nosso avatar no tremendo editor de personagem que nos oferece um gigantesco grau de personalização. Fica pendente para futuros tutoriais explicar o sistema de jogo e progressão. Embora o título esteja em perfeito coreano, qualquer usuário acostumado com os MMO saberá se desenvolver sem problema.

2 COMMENTS

    • Olá, Matheus! Como pode ser visto neste link, no mínimo você precisa de:

      Windows 7
      Processador Intel Core i3-530 2.9 GHz
      4 GB RAM
      Placa de vídeo GTS 250, GeForce 9800 GTX ou Radeon HD 3870 X2
      27 GB de espaço livre no HD
      Internet com conexão de banda larga

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here