Faz 25 anos desde o lançamento da versão shareware do primeiro DOOM. Certamente Carmack e Romero não imaginavam nem remotamente que um quarto de século depois ainda estaríamos falando de seu jogo, com uma nova entrega no horizonte sendo desenvolvida pela id Software e uma homenagem em forma de pacote de fases para o original por parte de um deles. Hoje em dia existem mil e uma formas e ports para curtir os jogos clássicos, então vamos explicar como jogar DOOM, DOOM 2 e Sigil, o novo capítulo criado por John Romero, em dispositivos Android.

O que é preciso para jogar DOOM no Android?

Embora DOOM e DOOM 2 sigam sendo jogos comerciais, o engine foi liberado em 1997, e, de fato, graças a isso existiram ao longo dos anos vários ports para distintas plataformas capazes de fazer rodar o jogo original em dispositivos modernos, desde em PC até em calculadora de bolso.

Doom 1 en Android

Advertisement

Dito isso, se quiser jogar a versão completa de DOOM você precisará dos arquivos originais do jogo. Atualmente está disponível em lojas como como Steam e GOG, e estão sempre entrando em oferta. Ainda assim, existem alternativas para poder jogar sem dispor do jogo, já que a versão shareware, que incluía os nove mapas do primeiro capítulo, pode ser baixada de forma gratuita.

O que é Freedoom?

Dado que o engine do jogo foi liberado de forma gratuita, um grupo de aficionados colocou as mãos à obra e criou sua própria versão livre e gratuita do jogo, mudando os gráficos, sons e mapas por uns de fabricação própria. Assim nasceu Freedoom, cuja versão para Android pode ser baixada de forma totalmente gratuita. Mas aqui é onde entra em jogo tudo que foi mencionado anteriormente.

Os arquivos principais de DOOM são em formato WAD, um tipo de arquivo que contém todos os recursos necessários para rodar o jogo, e que os intérpretes modernos para rodar o título em dispositivos atuais entendem e processam. Portanto, se extrairmos os arquivos WAD do DOOM original, seja a versão shareware ou completa, podemos jogar.

Freedoom selector de WAD

Como instalar DOOM no Android

Uma vez instalado Freedoom no Android, veremos que já estão disponíveis os arquivos FREEDOM1.WAD e FREEDOOM2.WAD, as mencionadas versões do jogo original. Se escolhermos uma delas e tocarmos no botão Launch, poderemos jogar, mas vamos explicar como instalar os WAD originais:

  • Uma vez que tenhamos localizado os arquivos (na Uptodown está disponível a versão Shareware), precisaremos de um explorador de arquivos para copiá-los para o diretório /storage/emulated/0/Freedoom/config/. DOOM1.WAD é a versão shareware, DOOM.WAD o da primeira entrega e DOOM2.WAD da segunda.
  • Enquanto copiamos, e após reiniciar o aplicativo, veremos no menu principal todos os arquivos WAD compatíveis para iniciar o jogo. Tocando sobre um dos anteriores podemos acessar o jogo em questão.

Freedoom Sigil

O que a última versão 0.4 de FreeDOOM inclui é SIGIL.WAD, o pack de fases com um capítulo extra para o primeiro DOOM que John Romero disponibilizou para a galera de forma totalmente gratuita. Neste caso, ao tratar-se de um pack de fases, se comporta como um MOD e não como um jogo stand alone, então é necessário DOOM1.WAD ou FREEDOOM1.WAD para fazer funcionar. Para executar, faremos o seguinte:

  • Escolhemos em Freedoom um dos WAD mencionados.
  • Tocamos sobre o botão Addons e marcamos SIGIL.WAD, que já vem preinstalado com o app.
  • Tocamos em OK, Launch e quando escolhermos o capítulo de início, veremos SIGIL listado como último.

Sigil en Android

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here