Um dos elementos habituais que utilizamos em nossas conversas através das redes sociais é o GIF animado. O uso das animações cíclicas se tornou regra para reagir a todo tipo de situação ou simplesmente para darmos umas risadas. Hoje explicaremos como publicar GIFs animados através de redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram.

Como publicar GIFs nas redes sociais

Já temos visto animações cíclicas desde os primórdios da Internet, mas seu uso como forma de contestar alguém sem utilizar texto nenhum vem surgindo pelos últimos anos. Um feito que tem tornado este formato numa das expressões mais relevantes da internet, tanto que conta com sua própria instalação em um museu. É por isso que seu uso nas redes sociais é tão frequente, embora em algumas delas não seja tão simples: algumas redes não permitem o uso direto de GIFs, e por isso você precisa recorrer a pequenos truques que iremos explicar na continuação.

Como publicar GIFs no Facebook

A rede social criada por Mark Zuckerberg não era tão amiga dos GIFs até pouco tempo e tampouco agora sejam íntimos, mas a coisa tem melhorado. Quer dizer, se planeja enviar um GIF como se fosse uma foto normal, já pode ir esquecendo. Por alguma estranha razão que não conhecemos, o Facebook não permite que enviem GIFs de forma direta para publicar na linha do tempo, embora já faz uns meses que já seja possível serem usados através dos buscador do Giphy e Tenor tal como se pode fazer no Twitter ou WhatsApp. Só precisamos selecionar a categoria do GIF e entraremos num buscador onde escrever palavras chave ou buscar dando scroll. Só precisamos escolher o GIF e já estará pronto para ser publicado.

Como publicar GIFs no Facebook

Mas bem, existe um método para introduzir GIFs animados na linha do tempo do Facebook: usando um servidor externo. Teremos que utilizar algum dos sites que hospedam imagens como Giphy, Tumblr ou Imgur. A opção que você utilizar não importa muito, já que o fundamental é enviar a imagem animada ou também podemos utilizar algum dos GIFs que já estejam publicados lá. Após fazer isso, simplesmente teremos que copiar o link da imagem para usar diretamente no Facebook. Ao fazê-lo, este GIF será carregado em nossa publicação e poderemos eliminar o link para por o texto que quisermos.

Como publicar GIFs no Facebook

Como publicar GIFs no Instagram

Parece estranho que uma ferramenta de comunicação por imagens não permita o uso de GIFs de forma nativa, mas o Instagram segue o caminho do Facebook no que se trata de colocá-los de forma direta. Ainda assim, é possível publicar GIFs se convertermos para vídeo. Não é algo muito difícil de se fazer, mas temos várias opções disponíveis para isso, como utilizar o app do Giphy para poder fazê-lo.

Provavelmente se trata do método mais simples, já que só precisaremos enviar um GIF animado ou utilizar o um que desejamos no aplicativo para Android. Após fazê-lo, tocamos o botão do Instagram, e uma vez carregado, nos levará ao aplicativo da rede social onde já estará convertido diretamente para vídeo. Se por outro lado utilizarmos a versão de computador, teremos que indicar um email para onde será enviado o GIF convertido para formato MP4.

Como publicar GIFs no Instagram

Se por alguma razão não desejarmos usar Giphy para converter GIFs animados para vídeo, teremos que fazer isto de forma manual. Seja utilizando apps gratuitos para Android oi utilizando algum serviço online que o faça automaticamente. Após isso, simplesmente teremos que enviar o vídeo resultante ao app do Instagram para poder publicá-lo. O vídeo tem que durar no mínimo 3 segundos. Fica aqui uma lita de aplicativos e sites para que você escolha o que preferir, posto que os serviços são bastantes similares.

Apps de Android para converter GIFs para vídeo

Páginas da internet para converter GIFs para vídeo

Como publicar GIFs no Twitter

Não tínhamos certeza se deveríamos incluir o Twitter nesta lista, já que é uma das plataformas onde o uso de GIFs é permitido de forma nativa, mas nunca é demais explicar os diferentes métodos e as características que nos são requeridas para poder usar estas animações em nossos tweets. Além disso, é um bom contraponto a respeito das redes sociais anteriores e pode servir de exemplo para elas.

Temos dois métodos para utilizar GIFs animados no Twitter: usando seu buscador que se baseia em Tenor e Giphy ou enviando um que tenhamos em nosso terminal. Se optarmos pela primeira opção, basta clicar sobre o ícone de GIF que aparecerá na parte inferior quando formos escrever um tweet. Aí entraremos em todo um universo de possibilidades onde podemos buscar uma imagem animada por palavras chave ou selecioná-la através dos diferentes temas. Uma vez que tenhamos o GIF desejado, o selecionaremos e já estará pronto para ser publicado.

Como publicar GIFs no Twitter

Caso queiramos utilizar um GIF que já tenhamos baixado, os passos são tão simples quanto: teremos que buscar a animação na galeria de nosso smartphone e após selecioná-la já estará disponível para ser twittada. Mas é bom ter em conta que o tamanho máximo dos GIFs animados é de 5 MB em dispositivos móveis e 15 MB pelo site do Twitter. Ademais, só é possível publicar um GIF por tweet e não é possível marcar pessoas.

Como publicar GIFs no Twitter

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here