São muitas as ocasiões em que recebemos convidados em casa e que nos perguntam a senha do WiFi. Dá para responder essa pergunta dizendo para olharem no roteador, caso não tenha mudado a senha padrão, ou eu algum papel onde a senha esteja anotada e que ninguém sabe onde botou. Para facilitar esta tarefa, trazemos hoje um macete com o qual presentear aos nossos convidados o acesso à nossa conexão de internet sem precisar introduzir complicados caracteres.

Wifi QR

Algumas personalizações do Android de distintos fabricantes, como MIUI da Xiaomi ou EMUI da Huawei, já incorporam uma função automática através da qual podemos obter um código QR que proporcione acesso à nossa rede WiFi. Deste modo, a pessoa que quiser se conectar só precisa apontar a câmera para estas barras bidimensionais.

Advertisement

Para obter o código QR, temos que ir em Configurações > Redes sem fio e outras > WiFi. Então só é tocar por alguns segundos na rede à qual estamos conectados e desejamos compartilhar, para que se mostre o QR associado.

Wifi QR

No caso do dispositivo da pessoa não possuir leitor de códigos QR, basta que baixe um utilitário como QR Code Reader. Este aplicativo usará a câmera do aparelho para interpretar em instantes a informação apontada pelo código.

Minha versão de Android não gera o QR

Se nossa versão de Android não dispõe dessa opção para gerar um código QR, sempre podemos recorrer a ferramentas externas para fazer isso manualmente.

Existem portais como QiFi que te permitirão gerar um código QR em poucos segundos simplesmente ao introduzir alguns dados de nossa rede como o SSID, o tipo de senha e a chave de acesso. Uma vez criado, teremos a opção de salvar na galeria de nosso terminal ou compartilhar com nossos conhecidos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here