As crianças agora querem ter seus próprios smartphones mais cedo ou também utilizam os dos adultos para ver vídeos, usar seus jogos e aplicativos. É recomendável que se familiarizem com a tecnologia, mas igualmente importante é que façam isso de forma segura e sem nenhum risco. Por isso hoje ensinamos a configurar o controle parental em qualquer dispositivo que seja usado por crianças, especialmente com os mais novos do lar.

Configurar controle parental smartphone

Há várias opções para configurar o controle parental em seu smartphone em função do que precisar ou da idade da pessoa que vá utilizar. Em geral, a maioria de aplicativos te permite estabelecer limites, bloquear conteúdo para adultos e evitar a possibilidade de baixar aplicativos novos. Sem mais, reunimos alguns dos melhores aplicativos para configurar o controle parental.

Google Family Link

O aplicativo de controle parental da Google é uma das últimas a chegar ao catálogo. Se trata de um aplicativo que utilizaremos em dois dispositivos distintos: é preciso instalar o app em nosso smartphone e no smartphone da criança. Funciona com controle remoto e basicamente permitirá controlar tudo de nosso dispositivo. Assim, conheceremos os horários de uso, quais aplicativos ou jogos usa o smartphone controlado ou durante quanto tempo.

Advertisement

Google Family Link nos permite adicionar cinco filhos na família. Do terminal do adulto poderão ser gerenciadas até cinco contas diferentes e está focado para menores de 16 anos. Também, pela versão para pais, veremos conselhos para gerenciar bem a tecnologia em menores ou receberemos informes de tempo e apps mais usados pelas crianças.

Google Family Link

Se quisermos que se concentrem nos deveres, é possível escolher em qual horário podem utilizar os jogos instalados e qual horário não podem. Também estabelecer horários para desbloquear o dispositivo ou até parar qualquer tipo de ação que consideremos suspeita e perigosa. Ainda, uma das funções mais interessantes de Google Family Link é controlar a geolocalização em todo momento: saberemos onde estão a cada instante os dispositivos que temos vinculados à nossa conta. [Baixar]

Google Family Link

LOCATEGY

Se a localização dos filhos é o que mais nos preocupa, há apps especializados em saber onde estão em todo momento. Igualmente ao da Google, esta ferramenta se instala nos dois telefones e permite controlar o de destino remotamente. Podemos saber em todo momento onde está através do GPS e conta com histórico de localização para que você saiba por onde a criança andou, tanto nas últimas horas como nos últimos dias. Também permite configurar alertas de localização caso saia de uma zona predefinida como pode ser a casa, o condomínio ou a escola.

Além da localização, que é sua função principal, Locategy também nos permite receber informes do uso do dispositivo: saber quanto tempo dedicam a cada aplicativo e quais apps este dispositivo mais usa. Também podemos bloquear jogos específicos ou apps que não sejam considerados adequados de acordo com nosso critério. [Baixar]

Screen Time

Se o que buscamos é configurar o controle parental pondo horários e restrições nos tempos de uso, Screen Time é uma das melhores opções. Este app permite controlar o tempo que as crianças passam diante da tela, assim como colocar limites e horários a jogos e aplicativos. Podemos desativar e bloquear apps na hora de ir dormir ou de fazer os deveres.

Proibir o smartphone não é uma boa opção, pois pode servir de utilitário, já que desta forma podemos escolher quais aplicativos podem usar e quais não. Ou seja, bloquear o acesso a jogos ou redes sociais enquanto fazem os deveres, mas permitir que usem calculadora e dicionário pelo smartphone ou tablet. No caso, teremos que instalar um par de ferramentas: o app de controle no smartphone remoto e o de monitoração em nosso.

Também podemos escolher que haja um limite diário total de uso do dispositivo móvel. Uma vez que passe o tempo disponível, se bloqueará de forma automática. Também nos permitirá controlar de forma remota o smartphone e bloquear em um momento específico: por exemplo, chamar os filhos três vezes ao dia para comer e eles continuarem jogando.

ScreenTime

Screen Time permite adicionar quantos perfis de crianças quiser e ir trocando de um para outro no aplicativo para pais. Ainda, vários adultos poderão ter o controle de uso do smartphone através do aplicativo, sejam pais, avós ou qualquer outro responsável como “familiar de apoio”. [Baixar App Controlador] [Baixar App de Controlado]

Qustodio

Outra forma de configurar o controle parental e os horários de uso do smartphone é através de Qustodio, um dos apps mais valorizados e conhecidos para isto. Esta ferramenta pode ser utilizada tanto para crianças quanto para adolescentes. Qustodio permite controlar a atividade e não pode ser desinstalado do dispositivo se não tiver a senha que controla o aplicativo. Podemos controlar a atividade geral, os aplicativos e jogos que utilizam, a atividade na Internet e até as buscas que as crianças ou jovens façam pelo celular.

Qustodio é um aplicativo mais focado em adolescentes e pré-adolescentes, mas não tanto em crianças pequenas. Permite ter controle e saber que navegam de forma segura e sem riscos, não só bloquear apps e jogos sem saber o que fazem na Internet. Ou seja, Qustodio permite que controle a atividade no YouTube, que saiba as mensagens SMS que enviam para nossos filhos ou que tipo de buscas fazem.

Configurar QUSTODIO

Se quisermos configurar o controle parental de forma mais completa e em qualquer dispositivo e para qualquer idade, Qustodio é uma das melhores opções. E ainda, a garotada terá acesso a um botão de SOS para alertar a família em caso de perigo e é possível seguir a localização por GPS de forma remota. [Baixar]

Configurar o controle parental com launchers

Outra opção para configurar o controle parental é apostar pelos launchers de Android. Não controlaremos de forma remota o smartphone da criança, mas são focados para quando desejamos emprestar um dispositivo. Estes launchers fazem que a interface seja mais atrativa para eles, mais fácil de usar, mais colorida ou que bloqueie o conteúdo que consideremos inadequado.

Kids Place

Kids Place é outra das melhores opções para configurar o controle parental. Este app não é focado em controlar smartphones de forma remota, mas sim para crianças pequenas que usem seu celular em um momento específico. Será bloqueado tudo que não for apto para eles e poderemos adicionar distintos perfis de usuários diferentes se tiver várias crianças na família e cada uma tiver seus apps específicos.

Este launcher é uma boa opção para os smartphones das crianças que se ativará após instalado: a interface do dispositivo passa a ter disponível unicamente o que for apto para eles. Você é quem escolherá quais apps podem usar e quais apps não podem.

Kids Place

Já falamos do colorido aspecto que dá aos dispositivos móveis, mas além do design, também permite bloquear aplicativos, sites ou todo tipo de conteúdo que acreditarmos ser apropriado. E também monitorar chamadas e mensagens para saber com quem se comunicam em todo momento. [Baixar]

KIDOZ

Outro launcher muito útil para configurar o controle parental em um só toque é KIDOZ. Ao ativar este launcher em nosso smartphone, automaticamente se tornará um dispositivo adaptado para os menores, com total segurança e com jogos aptos para a criança. Não poderão sair disso se não tiverem uma senha, nem poderão acessar conteúdo adulto. Este launcher é focado nas crianças pequenas da casa que ainda não têm seu próprio celular, mas desejamos que comecem a dar seus primeiros passos nesta tecnologia.

KIDOZ permite ter vários perfis diferentes com suas fotos, para que acessem mesmo que não saibam ler. Permite jogar jogos infantis, acessar sites para crianças e apps de aprendizagem e educação. Também terão acesso à câmera e a uma galeria de fotos otimizada para ser utilizada por eles devido ao fácil manejo e a uma interface colorida e divertida.

KIDOZ

Os pais poderão estabelecer limites de tempo para cada aplicativo e ter um controle absolutamente completo sobre cada jogo ou aplicativo que usar. É muito fácil de configurar e poderemos ficar tranquilos enquanto eles utilizam o aparelho. [Baixar]

Outros apps de controle parental

YouTube Kids

O app do YouTube dedicado às crianças é uma opção segura, atrativa e útil de ver em vídeos em um smartphone sem que acessem conteúdo para adultos. Se trata também de uma forma de configurar o controle parental para os filhos poderem ver desenhos animados canções ou vídeos na plataforma. Disponibilidade de diversas ferramentas: bloquear as buscas ou usar um temporizador para que o app se apague automaticamente após um tempo.

YouTube Kids é muito simples de utilizar em qualquer idade, é muito atrativo e intuitivo. Na interface veremos quatro categorias (heróis, aprender, música e programar) onde é possível escolher para encontrar vídeos infantis diferentes. Todo o conteúdo é apto para crianças, seja qual for. Também poderão encontrar uma categoria para explorar ou descobrir novos vídeos ou utilizar a lupa para encontrar seus favoritos caso tenhamos bloqueado a possibilidade de fazer buscas. [Baixar]

YouTube Kids

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here