Certeza que em mais de uma ocasião sua tranquilidade em casa se viu interrompida pela sombra de sua mãe ou pai chegando com o celular na mão. Sua cara denota tristeza e desolação e sim, mais uma vez o smartphone tem atalho até sair pelo ladrão com funções que, segundo seus pais, só gente jovem sabe para que serve.

E é aí que você pensa que bendito momento aquele quando você decidiu dar um terminal Android de presente para que pudessem participar de quantidades incontáveis de grupos de família no WhatsApp, manejar a conta do Facebook de qualquer lugar ou tirar fotos em momentos aleatórios porque sua tia de outro estado não ouve de você há anos e quer dar um abraço no sobrinho. Desde que pararam de usar o indestrutível Nokia 3310, você tem sido o melhor técnico de confiança e precisa lidar com alguns desses problemas… Menino, arrume meu celular!

A tela inicial que deixa Picasso no chinelo

É agora quando sua mãe está tentando encontrar o ícone do Facebook e acaba confundindo com o do LinkedIn. O “se eu for aí eu encontro” se desmonta quando se trata de buscar aplicativos no meio de uma tela inicial mais parecida com um cubo mágico.

Ilustração: Sara Caravaca

Existem aplicativos como Rootless Pixel 2 Launcher ou Lawnchair com os quais podemos organizar a área de trabalho do smartphone para que os ícones apareçam ordenados com a limpeza e o minimalismo do launcher oficial da interface Google Pixel.

Deste modo, todos os aplicativos ficarão ordenados e será muito mais fácil criar determinados compartimentos virtuais onde adicionar os ícones dos aplicativos que sua mãe mais usa.

O pai que passa as fotos para CDs

Aqui está seu pai buscando no meio da gaveta bagunçada o cabo USB enrolado com o arame que vem de fábrica que ele usava para passar as fotos do celular para o computador. Ele finalmente encontra e agora tem em mãos a montanha de DVDs virgens para criar o álbum familiar digital. É hora de passar as 2564 fotos da galeria do celular para discos para liberar espaço. É seu momento de impedi-lo.

Ilustração: Sara Caravaca

Como bom filho ou filha você está a par das tecnologias e conta a ele que há novas ferramentas para salvar fotos na nuvem. Google Photos oferece numerosas características para poder para poder ordenar as fotos da galeria de maneira online. Podemos inclusive modificar a data de diferentes grupos de imagens para dispor de diferentes álbuns segmentados a nosso gosto.

Este aplicativo também nos permite, inclusive, reconhecer as caras das pessoas que aparecem para buscar fotos onde apareçam um rosto específico. Deste modo, seus pais poderão indexar rapidamente as fotos onde aparece seu primo Zé ou aquelas onde aparece Vó Zefa dando um sorrisão.

Isso tem menos memória do que um disquete

Agora que seu pai está enviando imagens ao Google Photos, é provável que já não venha mais dizendo que apareceu um alerta de memória interna cheia de novo na barra de notificações.

Para nos assegurarmos que isto não ocorra, devemos otimizar o sistema de armazenamento que tem WhatsApp com os vídeos e imagens que compartilhamos. O aplicativo de mensagens acumula inclusive de maneira duplicada todos esses arquivos, enchendo a memória de nosso dispositivo. Por isso, é interessante instalar uma ferramenta de limpeza automática como Cleaner for WhatsApp que elimine informações que não necessitemos.

Para maior comodidade, vale destacar que as novas versões do WhatsApp já incorporam uma utilidade mediante a qual podemos liberar espaço. Graças a “Storage usage” poderemos gerenciar como nossos chats armazenam a informação e com isso otimizar os recursos de nosso celular sem instalar aplicativos adicionais.

Adicionar 500 contatos à mão nunca foi uma opção

O momento mais temido chegou. Sua mãe chega com aquela agendinha multiuso que tem desde os anos 90 e o lápis desgastado, querendo que você ajude a passar os contatos para o celular. Uma vez mais perdeu todos os números e hoje é sua oportunidade de fazer uma cópia de segurança implacável que mande a agendinha para a reciclagem.

Graças a Google Contacts poderemos migrar todos os números de nosso chip para uma conta Google para ter sempre todos os contatos armazenados na nuvem. Deste modo, só temos que sincronizar o dispositivo com a ‘Google Account’ em questão e jamais voltaremos a perder qualquer contato.

Atualmente Google Contacts se atualizou para detectar e unificar, sob uma mesma conta, aqueles contatos duplicados de maneira automática.

Abriu ‘algo estranho’ sem eu ter feito nada

E para por fim a esta montanha de problemas comuns, vamos fechar com um clássico. Seu pai tem a barra de notificações mais povoada do que São Paulo com liquidação na 25 de março, tudo isso devido a clicks ‘involuntários’ em bloatware do terminal.

Podemos solucionar este drama eliminando todos esses aplicativos instalados de fábrica pelas empresas de telefonia e marcas de aparelhos. Para isso, casas como a Huawei já incorporam em Configurações > Aplicativos a possibilidade de ir desabilitando aquelas ferramentas que não consideremos necessárias como HiCare, o teclado SwiftKey ou Phone Clone.

Também há possibilidades um pouco mais complexas para eliminar o bloatware sem precisar que o aparelho seja rooted, baseando-se na instalação de drivers ADB e iniciando o shell através do console de comandos.

Graças a todas estas utilidades, seus pais agora têm seus smartphones limpos e otimizados para usar o máximo possível as possibilidades do universo Android. Aprender a gerenciar da melhor maneira possí… FILHO!! Instala aqui um aplicativo para eu poder acompanhar os resultados da Copa!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here