Em um recente estudo realizado pela Western Digital foram reveladas estatísticas alarmantes relacionadas com os hábitos de uso dos usuários na hora de realizar cópias de segurança. 27% dos entrevistados afirmaram ter perdido alguma vez informação valiosa de seus dispositivos móveis por não ter feito nunca uma cópia de segurança. Mais chocante ainda se levarmos em conta a quantidade de serviços e ferramentas que nos permitem automatizar este processo. Explicamos como fazer cópias de segurança de nossos dados armazenados num dispositivo Android mediante diferentes vias.

Sincronize a configuração por padrão

A Google oferece serviços para salvar fotos e vídeos em qualquer conta do Gmail que tenha ativado o dito serviço. Para poder sincronizar todas as nossas opções de configuração devemos ir em Configurações > Contas e habilitar todos os elementos dentro da conta Gmail associada. Aí estão inclusos eventos de calendário, dados de aplicativos ou gestão de contatos entre outras coisas. Ao habilitar tudo, caso queiramos restaurar o terminal às configurações de fábrica, simplesmente associaremos a conta a outro dispositivo “virgem” e automaticamente serão baixados todos os nossos dados que foram salvos mediante cópias automáticas de segurança.

Embora a configuração interna dos aplicativos não se sincronize automaticamente e dependa de cada um oferecer individualmente esta opção, serão memorizados todos os apps que temos instalados no momento da formatação ou perda, e assim nos perguntará se queremos voltar a instalar todos os apps que tínhamos.

Cópia de segurança de nossos contatos

O clássico problema de perder nossos contatos por não ter realizado uma cópia de segurança. O principal motivo disto é que os usuários não sabem distinguir se seus contatos estão armazenados no SIM chip ou na conta pessoal. Evidentemente isto não é culpa deles, já que a interface e a apresentação são pouco intuitivas. Portanto, antes de proceder à cópia de segurança iremos copiar os contatos do chip para a conta Google.

Embora cada launcher tenha seu próprio sistema de gestão de contatos, vamos utilizar o app Contatos da Google para realizar o processo agora que podemos instalá-lo em qualquer dispositivo. Uma vez instalado, abriremos o menu lateral e vamos em Configurações > Importar > Cartão SIM. Desta forma iremos copiar todo o conteúdo do chip para o aparelho. Em seguida, e embora a cópia de segurança já seja realizada automaticamente por possuir vínculo com a nossa conta do Gmail, faremos uma cópia de segurança de todos eles através da opção Exportar.

Após realizar este processo, ao restaurar nosso dispositivo para as configurações de fábrica e ter ativada a sincronização de informação, automaticamente teremos todos os contatos de novo. Se por outro lado quisermos recuperar manualmente através do arquivo exportado, basta ir na opção Restaurar.

Contactos da Google para Android na Uptodown [APK] | Baixar

Cópia de segurança de nossas fotos e vídeos

Os contatos podem ser um mal menor se os perdermos, mas as centenas de fotos e vídeos armazenados no terminal já são outra história. Só estando muito louco para não fazer um backup de toda essa informação, mas tal como mostra o estudo que abriu este presente post, isso é mais comum do que o habitual.

A forma mais fácil de sincronizar todo nosso material multimídia é recorrendo ao serviço gratuito de cópia de segurança que oferece Google Fotos. Uma vez instalado o aplicativo, teremos que ir ao menu de Ajustes > Cópia de Segurança e Sincronização. Dentro, ativando a opção Criar cópia de segurança e sincronizar serão guardados automaticamente na nuvem todos os vídeos e fotos que tivermos. Para poder dispor de espaço ilimitado deveremos nos assegurar de que na opção Qualidade de imagem tenhamos ativada a opção Alta Qualidade. Por padrão, só será realizada a sincronização quando estivermos conectados a uma rede WiFi.

Google não é o único serviço que oferece armazenamento e sincronização automática na nuvem. Se somos mais fãs da Microsoft, o aplicativo oficial do OneDrive também dispõe de um sistema automático para armazenar nosso material multimídia em seu espaço de armazenamento online. Ou caso a gente possua Amazon Premium, o Amazon Drive nos presenteia 5GB de armazenamento. Por falta de opção não é.

Google Photos para Android na Uptodown [APK] | Baixar

OneDrive para Android na Uptodown [APK] | Baixar

Amazon Drive para Android na Uptodown [APK[ | Baixar

Cópia de segurança do WhatsApp

Vamos comentar um caso particular ao tratar-se do serviço de mensagens mais extenso. WhatsApp tem seu próprio sistema de cópia de segurança de contatos e arquivos multimídia enviados e recebidos pelo cliente amparado pelo Google Drive. Indo em Ajustes > Chats > Cópia de Segurança poderemos habilitar a sincronização automática, que realizará uma cópia diariamente. Entre as diferentes opções de personalização estão escolher a frequência do backup, limitar as cópias a quando estivermos conectados a redes WiFi e incluir os vídeos no backup (por padrão só são enviadas as fotos).

WhatsApp Messenger para Android na Uptodown [APK] | Baixar

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here