Facebook e Instagram são duas das ferramentas mais utilizadas pelos usuários de Android para compartilhar fotos e vídeos. As possibilidades oferecidas pelas câmeras integradas destas redes sociais são cada vez mais amplas. Decorar nossas publicações com belos e divertidos filtros é um costume cada vez mais comum. Até agora eram os desenvolvedores que publicavam a cada tanto tempo novos efeitos para nossos stories. Agora somos nós mesmos que podemos criar nossos próprios filtros fazendo uso de Spark AR Studio.

spark-ar-studio

É hora de surpreender seus contatos

Spark AR Studio é um programa para PC e Mac com o qual podemos criar e renderizar nossos próprios efeitos em realidade aumentada. Apesar de que a utilização deste software poder ser meio complexa a princípio, com umas horas de uso já podemos criar um ou outro filtro cheio de personalidade. Inclusive, na tela inicial da ferramenta contamos com alguns templates para dar forma a outros projetos. O utilitário é totalmente gratuito e é possível baixar pela Uptodown para começar a experimentar as enormes possibilidades que nos oferece.

Advertisement

Spark-AR-Studio

Spark AR Studio nos oferece infinitas opções

Ao abrirmos Spark AR Studio em nosso PC já nos damos conta do imenso número de possibilidades que nos oferece este programa. Se não tivermos conhecimentos sobre renderização de objetos em 3D, à primeira vista podemos nos assustar com o ambiente do software. Em nosso caso decidimos criar um filtro para Instagram Stories com a logo da Uptodown. Vamos demonstrar que o processo não é tão complicado.

spark-ar-studio

Criamos uma máscara para o rosto

Para criar um filtro do Instagram ou Facebook onde uma máscara sobreponha nosso rosto temos que levar a cabo esta série de passos:

  • Criamos um novo projeto em Spark AR Studio.
  • Tocamos em Add > Scene Understanding > Face Tracker.
  • Na aba gerada clickamos com botão direito e tocamos em Add > Face Mesh.

spark-studio-tutorial

  • Com esse Face Mesh marcado vamos na coluna esquerda e tocamos em Materials. Isto tem como finalidade fazer que o rosto fique mais nítido e suave.

spark-ar-tutorial

  • Posteriormente marcaremos a capa material0 (abaixo na esquerda) e em Shader Type (acima na esquerda) selecionaremos Retouching.

spark-ar-studio-tutorial

O passo seguinte será ter pronta em formato .png a imagem que desejamos aplicar sobre o rosto como máscara. Para recortar o fundo podemos usar Adobe Photoshop ou simplesmente acessar sites como removebg para eliminar o fundo sem complicações. Ao voltar a Spark AR Studio prosseguiremos com os últimos passos:

  • Adicionamos uma nova máscara clicando em faceTracker0 > Add > Face Mesh.

  • Com esta máscara tocada vamos na parte direita e clicamos em Materials > Create New Material.
  • Agora clicamos em baixo na esquerda em material1 e voltamos ao lado direito em Texture > Choose File. É aqui que enviaremos o arquivo .png que geramos. Em nosso caso, é a logo da Uptodown e já aparece sobre o rosto do modelo.

Exporte o resultado sem complicações

Após finalizado o processo, é hora de de exportar o filtro para ver como fica no Facebook ou Instagram. Para isso clicamos em File > Export e obteremos um arquivo que será salvo em nosso PC.

Continuando acessaremos Spark AR Hub pelo navegador e enviaremos o arquivo de nosso projeto. E mais, chegando a este ponto deveremos escolher se queremos utilizar o filtro no Facebook ou Instagram, já que só podemos usar em uma das redes sociais. Por outro lado, também teremos que selecionar um nome para o efeito e uma miniatura. Quando tudo estiver pronto, no aparecerá um link que nos levará a uma vista do efeito no Insta ou Face.

spark-ar-uptodown

Se estivermos contentes com o resultado, poderemos enviar o efeito para que Facebook revise e permita publicar. No caso, será necessário mandar até um vídeo de demonstração. De todos os modos, com o link gerado contaremos com um teste diário limitado a 200 usos por jornada.

Também dá para ver seus projetos no Android

Por último, é interessante destacar que Spark AR Studio também dispõe de uma ferramenta para Android através da qual podemos visualizar no smartphone nossos filtros criados. Para isso só teremos que instalar Spark AR Player no dispositivo móvel e conectar através de um cabo USB ao PC para enviar o arquivo através do software. Isto conseguiremos tocando em Send to device. Definitivamente, nos encontramos diante de um software propício para podermos criar nossos próprios efeitos. Surpreender a todos em nossos Stories agora ficou mais fácil do que nunca.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here