Usamos WhatsApp em nosso smartphone para nos comunicarmos com todo o mundo: família, negócios ou até desconhecidos. Podemos enviar mensagens a nossos contatos e muitas vezes queremos dizer o mesmo a todos sem termos que estar repetindo a mesma mensagem várias vezes. Para anunciarmos um nascimento ou para convidarmos para uma festa de aniversário podemos usar as listas de transmissão do WhatsApp.

WhatsApp recentemente tomou medidas para lutar contra o envio massivo de mensagens, problema especialmente grave em países como a Índia, onde esta prática está gerando enormes níveis de desinformação e uma quantidade diária de mensagens imensa. As listas de transmissão são uma forma elegante de lutar contra este tipo de prática, permitindo enviar uma mensagem de forma individual a um grupo de contatos sem que se efetue de forma intrusiva. Ou seja, não serve para enviar spam para vários grupos.

O que são as listas de difusão no WhatsApp?

A criação de listas de difusão do WhatsApp é uma função que nos permite enviar mensagens a nossos contatos de forma massiva. Não é preciso copiar e colar a mensagem em cada chat nem criar um grupo. E ainda, todas as conversas serão individuais e ninguém mais saberá a quantas pessoas ou a quem a mensagem foi enviada. Nenhum usuário sequer saberá que pertence a uma lista de transmissão.

Como criar listas de transmissão no WhatsApp

Advertisement

Limites de uso

É possível usar as listas de transmissão para uso pessoal. Pode utilizar para mandar fotos de seu filho para seus sogros e seus pais, por exemplo. Mas não poderá usar as listas de difusão para enviar spam nem poderá abusar delas, porque WhatsApp se dará conta e você não poderá mais usar o serviço: sua conta e o aplicativo serão bloqueados.

”Observe que a utilização frequente de transmissão em massa de mensagens pode levar as pessoas a denunciar suas mensagens. Nós bloqueamos contas que forem denunciadas várias vezes.a”, indicam no site de FAQ do próprio app.

Spam no WhatsApp

Como criar uma lista de transmissão

As listas de transmissão do WhatsApp podem ser criadas em poucos minutos com um máximo de 256 contatos de sua agenda. Você pode adicionar quantos quiser ou precisar, mas tenha em conta que será aberto um chat individual em seu smartphone por cada resposta que você receba pela mensagem enviada. Você pode acabar ficando com centenas de chats de vez e o aplicativo ficaria um caos.

Para criar uma lista de transmissão é preciso seguir estes passos:

  • Toque nos três pontos verticais na parte superior direita do aplicativo. Toque na opção “Nova transmissão” e escolha todos os contatos que quiser. Você terá que ir adicionando de uma por uma pessoa. Quando tiver acabado de escolher os contatos, toque em “Criar”.

Como criar listas de transmissão no WhatsApp

  • Será aberta uma conversa na sua lista de chats onde você terá todos os contatos disponíveis. É só uma conversa, mas todos verão individualmente. Você pode acessar a lista, mudar o nome para reconhecer mais facilmente e enviar as mensagens que quiser. Todos receberão as mensagens de forma individual.

Como criar listas de transmissão no WhatsApp

  • Se te responderem, será aberta uma janela de chat individual com uma conversa para cada pessoa que tiver recebido sua mensagem.

Como modificar lista de transmissão

Se quiser adicionar mais alguém na lista, ou então eliminar alguém depois, só é ir na lista, tocar o botão dos três pontos na parte superior direita e tocar em “Info da lista”.

Como qualquer outro grupo do WhatsApp, adicione qualquer contato através do símbolo “+” para que faça parte de seu público. Se quiser eliminar alguém, é ainda mais simples. Consulte os contatos da lista de transmissão, toque longo sobre o nome e então “eliminar”. Assim a pessoa sairá da lista e não receberá nada mais.

Como criar listas de transmissão no WhatsApp

Como eliminar a lista de transmissão

Se a lista não te servir mais, você pode eliminar. Só é dar um toque longo na lista de transmissão na tela principal do WhatsApp e tocar sobre a lixeira. Confirme que deseja eliminar a lista e pronto.

Como criar listas de transmissão no WhatsApp

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here