Seu dispositivo móvel, além de ter um receptor de Wi0Fi, também pode atuar como ponto de acesso, ou seja, emissor de sinal Wi-Fi. Neste tutorial vamos ensinar como criar um ponto de acesso Wi-Fi com seu smartphone em passos simples, além de suas muitas utilidades cotidianas.

Com as atuais tarifas de dados, e sempre que não abusemos de seu uso, esta forma de compartilhar WiFi é muito útil. Pode vir a calhar se estivermos de férias e outra pessoa tiver ficado sem seu plano mensal de dados; ou se nosso limite for grande e o da outra pessoa estiver prestes a acabar. Uma forma de compartilhar internet para que todos possam navegar sem problemas.

Para que usar um ponto de acesso WiFi?

Também é muito recomendável saber criar um ponto de acesso Wi-Fi com nosso smartphone se vamos viajar com nosso celular e no lugar não tenha Wi-Fi. Tanto se temos que trabalhar como se queremos navegar com o PC e não temos uma rede para nos conectar, nosso dispositivo móvel pode ser a salvação.

Advertisement

Também no caso de ficarmos sem Wi-Fi em casa. Se a rede cair, mas os dados móveis continuarem funcionando, é possível criar o próprio ponto de acesso Wi-Fi pelo smartphone para seguir navegando. No caso, lembre que você não deve abusar do consumo de dados, porque tudo que for usado de seu ponto de acesso vai ser reduzido de sua franquia. Definitivamente, uma ferramenta muito útil que temos incorporada em nossos dispositivos e cuja ativação é muito simples.

Wi-Fi

Como criar um ponto de acesso WiFi

Como compartilhar Wi-Fi? Pois em poucos passos. É provável que seu dispositivo, no menu que se abre quando você desliza para baixo o topo da tela, já te ofereça a opção de Hotspot Wi-Fi, mas mesmo que não tenha ou se você quiser configurar pela primeira vez as condições da conexão, vamos te guiar pelo menu de configurações em poucos passos para que você possa ativar sua própria zona de WiFi.

Abrimos o menu de nosso smartphone e buscamos Configurações. Lá buscaremos pelas opções de Wi-Fi e Internet. Uma vez nisso, veremos várias opções, como por exemplo se estamos conectados a uma rede Wi0Fi, se temos o modo avião ativado ou as ferramentas de VPN e DNS privado. Nós vamos nos fixar na opção de Ponto de Acesso / Hotspot. Clicamos e acessaremos outro submenu com as ferramentas que deixam nosso dispositivo ao alcance para compartilharmos Internet.

Ajustes Zona Wi-Fi

Nesta lista você encontrará várias formas de compartilhar sua conexão, como por exemplo via USB ou Bluetooth, mas a opção que nos interessa e onde você deve clickar é a de Ponto de Acesso. A conexão compartilhada através de USB ou Bluetooth pode ser mais complexa, enquanto que a de criar uma Zona Wi-Fi nos permitirá compartilhar num instante nossos dados móveis.

Quando estiver na opção de Ponto de Acesso você encontrará todas as ferramentas necessárias para modificar, personalizar e ativar seu dispositivo como ponto de acesso Wi-Fi. Você poderá mudar o nome, para que a pessoa possa encontrar mais rapidamente, como se fosse uma rede Wi-Fi pública ou a de sua própria casa.

Também dá para escolher o modo de proteger sua rede, para que não tenha intrusos acessando. Dá para escolher se a Segurança será feita através de um protocolo de encriptação ou se não quer adicionar segurança e que a rede seja aberta.

Configure os limites

Ainda é possível adicionar uma senha, que você terá que passar para a outra pessoa para que ela possa acessar, pois seu modo de conexão será feito igualmente a como se estivesse entrando no Wi-Fi de sua casa. Você também escolherá a taxa de banda do ponto de acesso e, por fim, uma opção para desativar o ponto de acesso automaticamente, no caso de cinco minutos após a ativação ninguém se conecte. Também dá para bloquear o máximo de dados que poderão ser consumidos pelas pessoas conectadas à sua rede.

Ajustes WIFI

Após configurada a rede, é possível ativar o ponto de acesso e seu smartphone começará a funcionar como um roteador Wi-Fi. Será avisado toda vez que um dispositivo se conectar e a partir daí também será possível compartilhar Wi-Fi com seu próprio computador, com outro dispositivo seu ou de outra pessoa.

Para desativar basta seguir os mesmos passos de chegar ao menu de Ponto de Acesso e tocar para desativar. A partir daí o smartphone deixará de transmitir Internet até que você opte por voltar a utilizar esta útil ferramenta.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here