A emulação de consoles tradicionais em dispositivos Android está dando passos de gigante como demonstram os avanços em maravilhas como PPSSPP. DamonPS2 é um emulador de Playstation 2 de origem chinesa capaz de rodar jogos do console da Sony em nosso smartphone. Por hora, segundo o próprio desenvolvedor, é capaz de rodar 90% do catálogo, mas somente 15% deles são realmente jogáveis.

Há polêmica por trás do desenvolvimento deste emulador, já que muitos o taxam de plagiar o código do famoso PCSX2, emulador para PC. De fato, há pouco tempo foi feita uma acusação direta sobre DamonPS2 por não cumprir a licença de distribuição GNU ao ter vários indícios de plágio no código, mas eles responderam que tais afirmações eram errôneas. Não vamos julgar, nos limitaremos a expor os aspectos positivos do emulador.

O principal problema na hora de executar o emulador é o enorme peso das imagens de disco dos jogos de PS2, então recomendamos conectar um PC ao dispositivo para lançar as imagens já descomprimidas. Ainda, também precisaremos das BIOS do sistema, que podem ser encontradas facilmente googleando um pouco, mas que como já sabemos, vagueiam pelos limites da legalidade.

Quanto às funcionalidades de DamonPS2, pelo menu de configuração podemos realizar algumas mudanças menores, como escolher entre dois perfis de renderização: o original de PS2 e um que duplica a resolução de saída. Após escolher a BIOS na tela correspondente poderemos executar o jogo em questão, que automaticamente mostrará os controles virtuais na tela.

Quanto à emulação em si, efetivamente a velocidade deixa a desejar na maioria dos casos, sendo totalmente dependente da carga gráfica do título em questão. O que é o mesmo que dizer que os jogos 3D custarão mais a rodar do que os que utilizam apenas sprites planos. Comprovamos isso após testar títulos como Odin Sphere e Disgaea e rodarem muito bem, enquanto que outros jogos como Metal Gear Solid 2: Wings of Liberty e Silent Hill 2 terem rodado muito mais lentos ou simplesmente travaram ao chegar em certo ponto.

DamonPS2 dispõe de uma versão totalmente gratuita, sendo a única diferença em relação à paga o fato de não permitir salvar a partida, algo que é indispensável se quisermos jogar verdadeiramente títulos de console e não simplesmente testar títulos por mera curiosidade. O que fica claro é que o projeto ainda tem muito chão para andar se quiser ficar à altura do mencionado emulador de PSP para Android.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here