Instagram é um dos aplicativos e redes sociais mais populares em todo o mundo, com diversos tipos de opções e possibilidades para postar fotos e vídeos ou para ver de outras pessoas. Mas nem tudo são vantagens na rede social da moda: é uma das principais causas de ficarmos sem dados móveis todo mês. Mas não se desespere, isso tem solução. Dá para configurar o aplicativo para economizar dados no Instagram. Explicamos como fazer, além de algumas dicas para economizar ainda mais da franquia.

Use o WiFi para seus Stories

Uma das melhores formas de economizar dados no Instagram é bloquear o aplicativo quando não estiver conectado via WiFi. Dá para enviar os Stories sempre que quiser, mas não serão postados em seu perfil até que você entre numa rede WiFi. Ficarão em “rascunhos” e se atualizarão quando você se conectar. É uma das formas mais úteis e eficazes para economizar dados no Instagram sempre que precisar.

Instagram

Advertisement

Esta opção se ajusta pelo menu de configurações do smartphone. Vá em Configurações > Conexões sem fio e Redes > Uso de dados > Aplicativos. Selecione Instagram na lista de aplicativos disponíveis e bloqueie o uso do app sempre que esteja conectado via dados móveis. Você verá vários interruptores nas opções, como dá para ver na imagem, e basta desativar todas as referentes aos dados móveis (os próprios dados móveis, dados em segundo plano etc.) para conseguir economizar até o fim do mês e não ficar sem internet.

Instagram

A rota que você deve seguir para esta configuração poderá variar em função da capa de personalização ou o smartphone que usar, mas encontrará esta opção sempre com uma rota parecida. Senão, dá para fazer um toque longo no ícone do aplicativo Instagram na tela inicial do dispositivo e acesse “informações do app” e então “uso de dados”. Aqui também é possível bloquear que funcione com dados móveis.

Configure a economia de dados

Pelo aplicativo do Instagram também dá para economizar a economia de dados em poucos segundos e de forma nativa. Abra o aplicativo, vá em seu perfil e toque no ícone da engrenagem na parte inferior para acessar “Configurações”. Dentre as opções do menu, vá em “Conta” e em “Uso de dados móveis” como é possível ver nas imagens.

Aqui você encontrará duas opções: Economia de dados e qualidade dos arquivos multimídia. Toque no botão de Economia de dados e a rede social ajustará automaticamente algumas opções como, por exemplo, que os vídeos do aplicativo não sejam carregados de forma antecipada, mas apenas quando você tocar sobre eles. Sem reprodução automática você irá economizar um monte de dados no Instagram.

Também vá na opção “Arquivos multimídia de alta resolução” e ative “Apenas Wi-Fi”. Isto permitirá que você possa ver o conteúdo em alta resolução quando estiver conectado a uma rede WiFi, mas serão vistos com resolução inferior se estiver usando a franquia de dados. Poderá seguir vendo os posts das pessoas que você sempre seguiu, mas a qualidade será inferior, o que irá gerar ainda mais economia.

Instagram

Veja Stories pelo navegador

Se quiser economizar dados no Instagram, você pode apostar por nem sequer abrir o aplicativo. Vá no navegador de seu smartphone, faça login em sua conta e acesse os Stories assim. A grande diferença entre abrir o Instagram no navegador e no aplicativo é que não irá reproduzir o conteúdo um atrás do outro, então você terá que ir tocando de um por um para poder ver. Depois de ver os Stories que tiver escolhido, você voltará para a tela principal e sairá deste modo. Assim você pode ver só os stories que te interessem e poderá ignorar as que não queira ver para não gastar dados.

Instagram.com

Reduza a qualidade de suas imagens

Se você precisar postar fotos em seu perfil sem esperar uma rede WiFi, é aconselhável que tente baixar ao máximo o peso delas. Assim, ao postar a imagem menos dados serão consumidos do que com a resolução original. Há muitos aplicativos que te permitem reduzir o peso das imagens sem custar qualidade. Ocuparão menos em seu smartphone e pesarão menos na hora de postar em seu perfil, e o resultado será o mesmo.

Photo Resizer HD, Cram e Redimencionador de Fotos são alguns dos aplicativos que te permitem reduzir o tamanho dos arquivos que você postará em seu perfil. Poderá conseguir economizar dados no Instagram postando imagens menos pesadas quando não puder esperar chegar em casa, e usar estes aplicativos é muito simples e não irá consumir tempo nenhum.

Photo Resizer HD para Android na Uptodown [APK] | Baixar

Cram para Android na Uptodown [APK] | Baixar

Redimensionador de Fotos para Android na Uptodown [APK] | Baixar

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here