Se no respectivo momento realizamos nossa recomendação com os melhores emuladores de Super Nintendo para Android, com o recente anúncio da existência de Mega Drive Mini agora é a vez de fazer o mesmo cos os 16 bits da SEGA. Apesar da companhia ter se preocupado em lançar muitos de seus títulos clássicos na plataforma, o certo é que existem muitas alternativas para rodar a maioria do catálogo em nossos smartphones e tablets.

RetroArch

Começamos pela joia da coroa. RetroArch é um emulador multiplataforma que inclui uma infinidade de núcleos independentes para todo tipo de consoles clássicos. De fato, para emular MegaDrive existe mais de um emulador entre os que destaca o módulo de Genesis Plus DX, que não existe fora de RetroArch/Libreto e que com certeza é o melhor de todos que vamos mencionar neste artigo.

Advertisement

Em nível de configuração, o emulador unifica as opções para serem usadas em todos os consoles, permitindo ajustar detalhes como a sincronização vertical, a correção de aspecto, os possíveis filtros pós processados adicionais ou a taxa de atualização entre outros parâmetros. Mas o que verdadeiramente importa é a velocidade da emulação e a velocidade de resposta, cujos resultados são quase perfeitos. Se a isso tudo somamos o fato de poder gravar a partida, que funciona com quase todos os formatos de ROM (inclusive comprimidos) e que também suporta Mega-CD 32x, Master System e Game Gear, não sobra muita desculpa para não fazer o teste. [Baixar]

AndroGens

Se o que buscamos é um emulador mais leve que não inclua menus tão barrocos de série, seguramente a melhor opção é AndroGens. Baseado no código do mencionado Genesis Plus DX e DroidGen (ambos com licença GPL), o único inconveniente que tem é que possui publicidade nos menus, apesar de que durante a execução dos jogos em si não há nenhuma propaganda. Além disso temos uma emulação correta e de altíssima compatibilidade com a prática totalidade do catálogo. E ainda, felizmente existe uma barra de opções sobreposta ao jogo para não precisar sair dele no caso de querer salvar a partida ou carregar outra ROM. A comodidade é o foco. [Baixar]

Outras formas de curtir Mega Drive no Android

Como já mencionamos várias vezes por aqui, SEGA está há meses lançando títulos de seus consoles clássicos para Android dentro da iniciativa SEGA Forever, que a efeitos práticos não são nada mais que as ROMs dos títulos originais empacotadas com um emulador próprio. Estes são todos os já lançados até agora, dentre eles estando títulos magníficos como Golden Axe, Altered Beast, o primeiro Sonic e Ristar, dentre muitos outros.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here