Com a chegada de um novo cliente oficial do Facebook Messenger muito mais leve do que original, muitos usuários pensaram em migrar para a versão Lite tendo em vista os recursos consumidos pela versão padrão. Vamos analisar o consumo de RAM, espaço ocupado e características disponíveis em ambas as versões para que você possa decidir qual vale mais a pena.

facebook-lite-vs-feat

Espaço ocupado

O cliente oficial do Messenger ocupa no total 177MB entre os 153 do próprio app e 25 de dados adicionais, enquanto a versão Lite ocupa apenas 17MB, sendo 15 do app e 1,5 de dados adicionais. Igualmente, o cache gerado passa de mais de 15MB com um par de conversas em comparação a um mero MegaByte do Lite, devido principalmente ao fato de que as fotos recebidas ou enviadas não se pré-carregam, e a não ser que cliquemos em uma, veremos versões em baixa resolução em miniatura das mesmas.

facebook-lite-vs-espacio

RAM consumida

Uma das principais virtudes do Messenger Lite em relação a outros clientes não oficiais é a capacidade de funcionar corretamente em segundo plano e mostrar notificações em tempo real quando recebemos uma nova mensagem sem precisar recorrer aos exageros do chat do cliente padrão, então podemos comparar a RAM consumida por ambos em três estados diferentes: quando estamos utilizando o app, quando estiver em segundo plano sem ser fechado, e quando esteja funcionando só o serviço de notificações.

facebook-lite-vs-ram

Para realizar essa medição usamos o app Simple System Monitor, mostrando em tempo real as alterações na RAM consumida por cada um dos aplicativos. Como mostram os dados, o total de RAM consumida pela versão Lite é metade da padrão.

Messenger

  • 204Mb em funcionamento
  • 150.74Mb em segundo plano
  • 58.04Mb fechado

Messenger Lite

  • 93Mb em funcionamento
  • 59.64Mb em segundo plano
  • 8.76Mb fechado

Funcionalidades

Aqui devemos analisar os aplicativos para ver o que foi deixado para trás. De entrada, em Facebook Lite não teremos o serviço de vídeo chamadas ou conversas VoIP. Tampouco teremos a tela de grupos, embora estes estarão totalmente disponíveis misturados com nossas conversas individuais por ordem cronológica.

facebook-lite-vs-screen-2

Quanto ao envio de conteúdo, as conversas estarão limitadas a texto, o mandatório Curtir e fotos, sejam tiradas na hora ou da galeria, o que não nos impede de ver stickers e demais conteúdos que recebamos dos demais.

facebook-lite-vs-screen-1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here