Em janeiro deste mesmo ano começou a rodar Facebook Gaming, a plataforma de criação de conteúdos de vídeo ao vivo que pretende viralizar com outros serviços similares como Twitch, YouTube Gaming ou Mixer. Para isso, e coincidindo com a E3 2018, foi lançado o programa Level Up com o qual os criadores de conteúdo podem monetizar seus vídeos mediante ferramentas próprias para que os seguidores possam realizar doações.

Neste site de Facebook Gaming nos explicam como nos registrar na plataforma e configurar nosso perfil, além de nos sugerir o uso da conhecida ferramenta OBS. Para emitir diretamente o sinal de jogos, também há este outro site. O dito streaming será acessível por qualquer usuário do Facebook, tanto em seu cliente móvel (quesito jogos do menu lateral) como através do site onde já há uma URL exclusiva dedicada.

Advertisement

A nova ferramenta de monetização, chamada Facebook Stars, permite que nossos seguidores possam nos mandar doações durante nossas transmissões ao vivo. Para poder se registrar neste programa, é preciso cumprir alguns requisitos como ter transmitido um número mínimo de horas nas duas semanas anteriores ou ter mais de 100 seguidores. O programa ainda nos permitirá acessar características premium como a transmissão de conteúdos em 1080p/60fps.

Acessando Facebook Gaming veremos uma timeline no Home com canais que nos recomendam seguir, assim como um roll de novidades na parte superior da tela similar aos Stories do próprio Facebook ou Instagram. A plataforma se vê reforçada também por listas de recomendações de usuários segundo nossas preferências, assim como sub-canais que dividem as retransmissões de acordo com o jogo sendo difundido. Fica por ver se a rede social dará protagonismo suficiente a este quesito para ser capaz de competir com outros gigantes do streaming de jogos. É difícil.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here