Embora os métodos para acompanhar as publicações que seguimos tenha mudado com os anos, os leitores de notícias continuam muito presentes. Feedly segue sendo o principal referente após o fechamento do Google Reader, e hoje em dia segue recebendo novidades como a atual: o último redesign do cliente oficial adiciona uma barra inferior de navegação, sendo tão diferente para muitos usuários que a companhia decidiu lançar uma edição Classic que preserva a estrutura anterior.

O novo Feedly, embora siga considerando-se um beta, já pode ser baixado via APK sem nenhum tipo de restrição geográfica, mesmo se não estivermos inscritos nesse canal de atualizações. O que encontraremos é uma aparência de linhas mais simples cujo principal aspecto é a mencionada barra de ícones inferior que muda a forma de acionar o menu lateral. De fato, foi eliminado o swipe lateral como era feito até agora, então realmente está bem diferente.

Na nova barra teremos, além do botão para ativação dela, acessos rápidos para as leituras salvas, a busca e o ‘Descobrir’ para encontrar novos conteúdos. No demais, o funcionamento se mantém como antes, existindo algumas novidades menores como o famigerado tema escuro que podemos habilitar pelo menu de configurações.

Os prints mostram tanto o redesign (direita) como a mencionada versão Classic (esquerda), que preserva a interface como já vinha sendo até agora. Ambos os aplicativos são completamente diferentes quanto ao package name, então podem conviver num mesmo terminal sem causar conflito.

Como sempre, o melhor é dispor de alternativas. Além do sistema Feedly existem alternativas compatíveis e similares como Palabre, Newsfold e Paperboy.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here