Foi adicionado à já enorme lista de jogos para Android baseados na saga Final Fantasy (em espanhol) um novo título: Final Fantasy Awakening já há muitos anos funcionando nas terras asiáticas, primeiro com Final Fantasy Agito e então com Type-0 Online, que por sua vez é uma sequência de um jogo de PSP centrado na subsaga Nebula Chrisallys, à qual também faz parte Final Fantasy XIII e suas sequências. Se ao chegar a este ponto do parágrafo já nos perdemos completamente, é melhor passar para outro jogo. Senão, pode ser que tenhamos encontrado um dos melhores jogos para dispositivos móveis ambientados nos mundos de fantasia da Square Enix.

Atualizado (05/02/2018)O jogo acaba de ser publicado para o mercado internacional, e embora seja posível jogar de qualquer área geográfica sem restrição alguma, só está anunciado oficialmente para a Austrália, Nova Zelândia, Filipinas, Índia, Laos, Cambodja e Birmânia. Se trata de uma versão que, apesar de ser exatamente igual à que foi publicada há meses, tem um package name diferente. Embora seja a mesma coisa, se trata de um aplicativo independente, não de uma atualização do já existente.

Ao contrário de outras propostas similares mais clássicas quanto ao sistema de jogo como Brave Exvius ou Mobius, o que nos traz Awakening a efeitos práticos é um jogo de ação em tempo real onde devemos superar níveis controlando diretamente nosso personagem com o direcional e botões virtuais, podendo realizar além de ataques padrões certas habilidades especiais com um cooldown a gerenciar ou as invocações icônicas de criaturas enormes que são a marca da casa na saga.

Existe um grande componente de MMO ao desfrutar do jogo em longo prazo, de forma que ao habitual modo história onde devemos superar pequenos cenários de forma sequencial se unirão outras atividades como uma arena onde iremos combater solo ou por equipes contra outros jogadores online. A repetição de esquemas de forma cíclica não é mais do que uma desculpa para subir o nível de nossos personagens e craftar materiais necessários para melhorar nosso equipamento. Meio que poderia haver um copiar/colar deste parágrafo na maioria dos títulos do gênero que aparecem por aqui. É o que acontece.

Quanto à ambientação, já sabemos o que vamos encontrar, sobretudo se já lemos o mencionado Type-0 de PSP, que mais recentemente teve reedição HD para os reis dos consoles de mesa: confrontos entre adolescentes com aptidões de combate envoltos numa guerra civil de quatro lados onde entram no jogo de militares deformados a magos poderosos em batalha, passando por companheiros vestidos com uniformes escolares capazes de brandir espadas e armas de fogo. Então, tudo normal.

Final Fantasy Awakening foi lançado inicialmente para a Indonésia, mas tanto os menus quanto os diálogos estão em inglês. O jogo, embora não esteja disponível de forma oficial pelo Google Play pode ser baixado pela Uptodown sem nenhum tipo de limitação geográfica.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here