Como ativar fontes desconhecidas no Android para baixar aplicativos APK

Aqui na Uptodown nós distribuímos apps para Android em formato APK. Este formato, descendente do formato JAR usado pelo Java, é um padrão que inclui todos os arquivos necessários para instalar um app em qualquer aparelho. Por padrão o sistema operacional Android vem com a opção de permitir downloads de APK desativada, mas é fácil ativar manualmente.

Para isso, basta ir em Configurações > Segurança > Fontes Desconhecidas.

Então você deve receber uma mensagem assim: “Seu telefone e seus dados pessoais são mais vulneráveis a ataques de apps de fontes desconhecidas. Você concorda que é o único responsável por qualquer dano ao seu telefone ou perda de dados decorrentes do uso desses apps.” Click em OK para confirmar.

Google, como dona do SO Android, mostra esta mensagem para alertar os usuários do caso de tentarem baixar apps por fora da loja dela. Mas não tenha medo: todos os arquivos na Uptodown são revisados por nossa equipe de editores e analisados por VirusTotal, com sua bateria de mais de 50 antivírus, o que significa que no mínimo somos tão seguros como o próprio Google Play – ou até mais.

Como instalo um arquivo APK?

Quando você clica num link de download de um APK em nosso site, você receberá uma janela de alerta. Basta tocar em OK e o download irá iniciar. Então toque no APK em si, seja pela sua barra de notificações logo após o download completar ou ao buscar por ele na seção de Downloads do seu dispositivo, e então a instalação irá começar.