Normalmente olhamos o passado com certo carinho. É o efeito da nostalgia, um sentimento que de vez em quando nos inunda e nos faz pensar nisso de “antigamente era melhor”. Sem querer ofender ninguém, vamos desmontar esse mito e nada melhor do que fazer isso com Fotolog, aquela rede social do começo do século que agora volta em forma de app para dispositivos móveis. Se você ainda tiver sua conta e não tiver apagado suas publicações, segure firme: vem aí um carrossel de vergonha.

Fotolog

Fotolog nasceu lá por 2002, embora o servidor só tenha se registrado um par de anos depois. Seu sistema permitia que unicamente fizéssemos upload de uma foto a cada dia, o que nos fazia pensar bem em qual seria a escolhida. Apesar de que realmente a maioria dos que usavam Fotolog vão lembrar que o site era uma amálgama de fotografias de qualidade duvidosa, letras de músicas da época e uma infinidade de erros de ortografia. Não esqueça que naquela época muitos de nós utilizávamos atalhos na hora de tc. Menos mal que a maioria das publicações tenha sido eliminada há anos.

Fotolog

Agora Fotolog se propôs a voltar. Uma tentativa louvável, embora não saibamos se chegará ao topo. Competir com Instagram é algo que nenhuma rede social parece aguentar. Mas aqui está o novo design do Fotolog com uma interface que nos lembrará a rede social da moda e onde poderemos comentar fotos ou dar likes. Ainda, o limite de uma foto por dia continuará e o pessoal do Fotolog assegura que o fazem porque querem “criar uma rede social diferente… que fomente conexões reais entre nós, ao invés de conexões geradas por algoritmos”. Declarações muito boas, mas é um discurso que já escutamos em demasiadas ocasiões.

O regresso do Fotolog é, no mínimo, interessante. É um nome com o qual associamos parte de nossa juventude e seguramente muitos de nós voltaremos a logar para dar uma olhada no passado. Do que já não estou tão seguro é se fará sucesso ou não: vivemos em tempos de forte concorrência entre redes sociais e as novidades podem vir a passar sem pena nem glória (olá, Vero). Assim, já vamos adiantando que este lançamento provavelmente foi um tanto precipitado, já que o app não funciona perfeitamente. O simples envio de uma fotografia está dando alguns problemas, mas esperamos que tudo seja solucionado o quanto antes.

Fotolog

Infelizmente não é o único problema que descobrimos a respeito do funcionamento: caso não lembremos de nosso nome de usuário ou email, teremos que pagar uma taxa para recuperar. Uma solução feia e que impede um regresso que poderia ser muito melhor. Veremos nas próximas semanas, especialmente quando o app chegar para iOS, se este retorno teve o sucesso desejado.

Fotolog para Android na Uptodown [APK] | Baixar

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here