É difícil lembrar-se de todas as senhas, especialmente quando são todas diferentes e suficientemente seguras. A melhor forma de poder ter acesso a todas as suas credenciais de segurança de aplicativos, serviços e redes sociais é usando um gerenciador de senhas para Android. Gerenciadores de senhas são seguros? Quais são os melhores gerenciadores de senhas gratuitos para se ter em um smartphone?

Usamos diariamente vários serviços e aplicativos: lojas, redes sociais, jogos, serviços… Em todas as partes temos senhas, e para melhorar a segurança é recomendável que todas sejam diferentes e longas, alternem entre maiúsculas e minúsculas, além de incluir números. Mas para lembrar de todas o mais útil é que você aposte em um aplicativo onde deixar salvas. Um gestor de senhas seguro que armazene seus dados de forma criptografada.

Vazamentos de senhas

As redes sociais ou aplicativos sofrem habitualmente falhas de segurança que põem em perigo bilhões de dados com nossos usuários e senhas. Aconteceu com vários sites famosos e supostamente seguros. Recentemente aconteceu com serviços de renome como Canva e Flipboard. Inclusive gigantes como Dropbox e Facebook já tiveram problemas anteriormente.

O que ocorre quando isto acontece? Se vazar sua senha de um só serviço, podem acessar outros sites onde você esteja credenciado com essas mesmas credenciais e não tenha ativado proteção adicional como um sistema de verificação em dois passos. Se alternar entre várias senhas, não tem problema. Por isso, sempre é recomendável usar senhas diferentes, e para isso um gestor de senhas seguro que armazene as informações por você é a melhor opção.

Advertisement

Um gestor de senhas

Um gestor de senhas funciona como um cofre onde guardar seus dados de acesso de todas as páginas, serviços, redes sociais ou aplicativos. Adicione o site, introduza seu usuário (nome ou email) e a senha utilizada. Quando quiser entrar nesse site, só será preciso consultar seus dados no gerenciador ou em muitos casos basta acessar diretamente através de um link no aplicativo. A maioria dos gerenciadores de senhas permite sincronizar entre dispositivos e bloquear com uma senha mestra ou impressão digital.

Gerenciadores de senhas no navegador

Um gerenciador de senhas integrado ao navegador pode ser uma opção muito cômoda se desejamos iniciar sempre sessão em lojas e serviços sem precisar lembrar de nosso usuário e senha ou copiar e colar de um aplicativo independente. Mas não é o melhor. Por exemplo, em 2016 um ataque ao Opera afetou mais de um milhão de usuários que precisou mudar todas as senhas de seus serviços por estarem registradas no navegador com Opera Sync.

É o caso da Google, que permite que use Google Chrome e as senhas se sincronizem automaticamente quando registradas. Ainda, permite que sincronize entre dispositivos e que acesse automaticamente. Inconveniente? É menos seguro que um gestor de senhas independente. Ainda, a segurança é menor se acessarem o navegador de seu celular e quiserem consultar.

Gerenciadores de senhas para Android

O principal que buscamos em um gerenciador de senhas é que seja seguro e que conte com bloqueio no acesso do próprio aplicativo. Se nos obriga a usar impressão digital para acessar as senhas, melhor ainda. Assim ninguém mais poderá acessar. Também em matéria de segurança é importante que nos permita gerar senhas seguras quando estivermos sem ideias.

A nível de usabilidade, é importante que nos permita organizar e categorizar a informação para que possamos encontrar sempre quando nos fizer falta e tenhamos pressa de encontrar algo. Outro dos pontos a favor é que nos permita a sincronização entre dispositivos para termos as senhas sempre em mãos.

Firefox Lockbox

É um dos últimos gerenciadores de senhas a chegar. Seu funcionamento é similar ao de outros aplicativos deste tipo: te permite salvar todos os seus dados privados com uma senha mestra. No caso de Firefox Lockbox não só funciona como gerenciador de segurança, mas também é possível sincronizar as senhas entre dispositivos se você usa o Mozilla Firefox como navegador.

As senhas que salvamos no Firefox Lockbox estão encriptadas com chave e é possível acessar o aplicativo com um pin mestre ou com digital, o que é uma vantagem a respeito de outros navegadores. Ainda, passado um tempo, graças a um temporizador, o aplicativo volta a se bloquear e você precisa colocar a senha para acessar de novo. Isso evita que seu smartphone desbloqueado caia em mãos erradas e possam ver seus dados privados.

Gestores de contraseñas - Firefox Lockbox

Se você salva a senha de um site, basta ir com o link para que se abra automaticamente com sua sessão. Se for a senha de um app, é só copiar e colar para fazer login no aplicativo. [Baixar]

Dashlane

Uma das melhores opções gratuitas, simples e com uma interface muito cômoda e intuitiva. É possível armazenar suas senhas em distintas categorias: compras, redes sociais, viagens, finanças ou notícias, dentre outras. É possível organizar como quiser, criar senhas completamente seguras ou consultar o nível de segurança das que você tiver criado.

Gestores de contraseñas - Dashlane

Dashlane é cômodo e sua interface é uma das mais intuitivas e simples. E mais, tem configurações de todo tipo para melhorar a segurança: permite bloquear o acesso com impressão digital ou código PIN, é possível bloquear capturas de tela no aplicativo e até configurar um bloqueio automático após alguns minutos para que seja pedida a senha novamente. [Baixar]

Dashlane Password

Password Safe

Outra boa opção para quem busca algo com uma boa interface e que seja gratuito e seguro. É possível registrar todos os dados privados, organizar por categoria, ver em ordem alfabética ou usar o buscador para encontrar o que buscamos. Este é um aplicativo muito fácil de utilizar com poucos enfeites, mas cumpre perfeitamente o que promete: salvar senhas seguras de todos os seus sites.

Password Safe

Password Safe também gera senhas seguras e é possível escolher a quantidade de caracteres, se quer maiúsculas, minúsculas, números ou se quer usar determinadas letras específicas. Igualmente ao app anterior, tem função de autobloqueio após um tempo e a sessão se encerra automaticamente quando se apaga a tela, então será preciso logar novamente utilizando a senha mestra. Infelizmente, não poderemos utilizar impressão digital para desbloquear o aplicativo se não tivermos a versão pro. [Baixar]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here