A difusão de conteúdo em vídeo pela Internet é a ordem do dia e abarca praticamente qualquer âmbito de nossa vida: desde compartilhar nossa paixão gamer transmitindo gameplays no Twitch até criar tutoriais em nosso canal do YouTube, passando pela publicação de nosso vlog em forma de Stories no Instagram. Por mais que existam várias ferramentas para dispositivos móveis, se faz quase indispensável o uso de um software de PC para poder fazer gravações de vídeo com edição profissional. Para este tipo de tarefa existe a ferramenta GOM Cam.

Para que serve GOM Cam?

Poderíamos definir GOM Cam como uma mera ferramenta de captura de imagens e vídeos feitos de nosso PC, seja capturando o que gravamos com uma webcam ou gravando diretamente o que acontece na tela. Mas seria injusto deixar por aí, já que se incluem outras tantas funções avançadas como a gravação de apresentações multimídia, possibilidade de realizar desenhos e marcações de todo tipo sobre a tela ou até uma lista integrada de tarefas, então tem muitas possibilidades no âmbito profissional.

Mas não acaba por aí, já que COM Cam inclui seu próprio editor de vídeo para fazer recortes e modificar parâmetros do próprio clip. Levando tudo isso em conta, fica claro que esta ferramenta foca na captura e edição, mas não na transmissão ao vivo de conteúdo através de plataformas como Twitch.

Advertisement

Um capturador para reunir a todos

Após passar uma temporada usando GOM Cam, nos daremos conta do quanto é cômodo ter várias ferramentas de captura unificadas. Ao poder deixar o programa em segundo plano e associar atalhos de teclado a cada uma de suas funções, teremos sempre disponível este canivete suíço de captura. Vamos falar um pouco das possibilidades:

Captura de imagens: apesar das últimas versões do Windows possuírem seu próprio sistema de captura integrado, aqui vamos um passo além ao podermos selecionar manualmente a área da captura, podendo até ver as coordenadas na tela do ponto que estamos marcando com o mouse. Ainda, o próprio mouse tem um sistema de ímã que automaticamente seleciona uma janela ou área da tela quando nos aproximamos de bordas.

Captura de vídeo: Aqui está o ponto forte de GOM Cam. Ao acessarmos esta característica, teremos uma barra de ferramentas dedicada para controlar vários parâmetros de gravação. Além de poder selecionar uma área determinada, poderemos sobrepor ao mesmo tempo várias fontes de captura. Por exemplo, podemos gravar o que acontece na tela do PC enquanto em um canto estamos sendo gravados via uma webcam. Desta forma economizaremos tempo na edição posterior e vamos realizando tudo pelo caminho.

Diante da captura ao vivo e da interação com o que acontece na tela, podemos aplicar efeitos para ocultar parcialmente determinadas partes da tela, assim como um pequeno grupo de ferramentas de desenho para fazer marcações e indicações de todo tipo na tela.

Captura de Webcam: Apesar das seções se relacionarem entre si, nesta podemos fazer os ajustes relacionados com a gravação de dispositivos externos. Além de uma webcam, podemos usar qualquer tipo de dispositivo de captura de vídeo compatível.

Captura de jogo: Similar à captura padrão, o capturador de jogos é um pouco mais “caprichoso” na hora de detectar janelas de jogo, já que entre suas características está um medidor de quadros por segundo que se mostra em tempo real. Ainda, podemos fazer que desapareça o cursor do mouse na tela, algo indispensável para certos jogos.

Leitura de slides: Um assistente integrado pensado nos comentários em tempo real de uma apresentação de PowerPoint enquanto falamos e mostramos nosso rosto (ou o que quisermos) via webcam.

Una ferramenta de captura profissional

Todas estas ferramentas estão interconectadas por uma interface comum que nos permitirá armazenar e consultar galerias de imagens e clips, podendo até associar tags para fazer buscas de forma mais fácil.

Como mencionamos anteriormente, também se inclui um pequeno editor de vídeo que nos salvará de apuros, e que permitirá realizar as modificações pertinentes nos clips além de delimitar a duração de início e fim. De fato, podemos realizar todos os recortes que quisermos de um mesmo vídeo e montar os pedaços em uma linha do tempo. E mais, podemos mudar o codec de conexão, o bitrate, a resolução e a qualidade do áudio.

Definitivamente, GOM Cam brilha não só por suas funcionalidades independentes (que cumprem perfeitamente com o que prometem), mas pelo feto de integrar em uma mesma ferramenta todos os fatos prévios a uma publicação de vídeo online. Suas funções de edição fazem que não tenhamos mais a necessidade de recorrer a complexos pacotes de edição, então será mais que suficiente para qualquer usuário independentemente de seu nível.

GOM Cam Pro pode ser adquirido através do site oficial, mas existe uma versão gratuita que limita os vídeos a 10 minutos, inclui marcas d’água e não dispõe de algumas das funções avançadas mencionadas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here