Existe um vazio entre os complexos pacotes de edição de vídeo e os minimalistas editores gerais que podemos encontrar no Android. Para preencher este vazio que buscam usuários não profissionais existem ferramentas como GOM Mix: um fantástico editor de vídeo para Windows que permite elaborar composições com nossos clips e aplicar todo tipo de transição e efeito sem muitas complicações. Um programa para gente “de verdade”.

O que podemos fazer com GOM Mix?

Apesar de existir todo tipo de ferramenta capaz de gerar de forma automatizada uma montagem de vídeo a partir dos que tenhamos gravado com nosso smartphone, a satisfação de fazermos nós mesmos leva muitos usuários a buscarem este tipo de software para dar asas à imaginação.

Uma felicitação? Um vídeo de homenagem para um ente querido? GOM Mix foi criado para satisfazer este tipo de necessidade sem entrar no terreno das ferramentas profissionais. Uma ferramenta pensada para transferir os vídeos gravados em nossos smartphones para um PC e realizar composições de todo tipo para uso posterior. Ainda assim, as distintas ferramentas e presets incluídos o transformam em uma ferramenta muito mais flexível do que aparenta.

Advertisement

Como funciona GOM Mix?

Apesar da interface de GOM Mix poder parecer complicada à primeira vista, basta dar uma observada nas diferentes seções para se dar conta de que qualquer pessoa pode participar da produção audiovisual sem conhecimentos prévios. A clássica estrutura formada por uma janela de pré-visualização, um roll de clips e as abas com recursos são mais que suficientes para fazer o que precisarmos.

As capturas adjuntas nos dão uma ideia bastante aproximada de seu funcionamento. Basta arrastar os clips para o gestor de mídia de GOM Mix para posicionar na linha do tempo como quiser, onde também se encontra a pista de áudio, a de texto e a de efeitos. Ao reproduzir o projeto, veremos uma pré-visualização na aba respectiva, então o trabalho é realizado de forma muito dinâmica.

Não vamos fazer pouco caso das pistas de vídeo sobrepostas por layers, já que existem por padrão sendo espaço para adicionar efeitos e clips com transparência. Igualmente, as transições ou efeitos sobre a própria imagem também têm seu espaço próprio, assim não teremos o trabalho de gerenciar as pistas no roll. De fato, este é um dos problemas que mais atrasa usuários não tão experientes.

Templates, clips e efeitos incluídos por padrão

Quanto aos templates e efeitos, a quantidade de recursos disponíveis de série com o programa é enorme:

  • Templates: cortinas em movimentoe portas que se abrem são alguns dos presets que podemos sobrepor em nossos vídeos. Também dá para colocar o vídeo em marcos assimétricos com belos elementos sobrepostos, incluindo alguns de datas comemorativas como dia dos namorados e natal. Inclusive podemos personalizar uns bons créditos de início ou fim para dar um toque mais profissional. Nem os programas de TV deixam tão bonito!
  • Clips de sobreposição: Mais de 225 elementos entre transições, efeitos de partículas, iluminação e frames animados.
  • Filtros: A nível de edição dos próprios clips podemos adicionar diversos efeitos além dos habituais modificadores de brilho e contraste. Desde um efeito retro de vídeo VHS até gradientes predefinidos, podemos refinar todos os clips como quisermos.

Opções de exportação

Independentemente das ferramentas de edição, grande parte do sucesso de um bom editor de vídeo se deve às suas capacidades de exportação. Neste sentido, GOM Mix tem flexibilidade suficiente para que não tenhamos que abrir mão de nenhuma funcionalidade. Podemos exportar nossos vídeos em MP4, OGM e FLV, cada um deles com diferentes codecs de compressão disponíveis. De fato, será possível regular bitrate e parâmetros específicos de determinados codificadores como o famoso H.264.

Também podemos escolher relação de aspecto, os quadros por segundo e o tipo de compressão de áudio. Assim, serão pouquíssimos os dispositivos de reprodução que não vão ser compatíveis com todos padrões e parâmetros de configuração disponíveis.

Registro e versões

GOM Mix é uma ferramenta que desenvolve todo seu potencial na versão paga, que pode ser adquirida através do site oficial. Ainda assim, é possível experimentar a versão gratuita, apesar de que será adicionada marca d’água, limitará a duração máxima do projeto e não estarão disponíveis alguns dos recursos mencionados anteriormente.

Definitivamente, GOM Mix é uma ferramenta fantástica para qualquer tipo de usuário que esteja buscando um software sem tanta complexidade e acessível para quem não tenha trabalhado anteriormente com editores deste tipo. Sua quantidade de conteúdo audiovisual incluído de série, unida à flexibilidade e compatibilidade com os padrões de vídeo mais usados, o transformam em uma opção excelente a ser levada em conta.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here