Com a recente apresentação do Google Pixel 2 foram liberadas algumas das características associadas ao dito dispositivo e, por fim, ao próprio Android 8 Oreo. Uma das mais importantes é a publicação do app oficial para utilizar o Google Assistant de forma independente, até agora só utilizável através do Google Allo. Embora não podemos usar em português fora do serviço de mensagens da Google, já podemos indagar entre suas muitas possibilidades recorrendo à língua de Shakespeare.

Para utilizarmos o Assistant, devemos instalar o aplicativo oficial em nosso dispositivo (com Android 6.0 ou superior). Ao entrar pela primeira vez, e no caso de nosso dispositivo estar em uma língua não suportada, nos será dada a possibilidade de ir diretamente para o menu de configuração de idiomas do terminal para muda-lo para Inglês. Feito isso, e voltando ao aplicativo, já teremos total acesso ao serviço, podendo interagir de formas infinitas cruzando tantos as perguntas que façamos ao assistente com o conteúdo associado à nossa conta Google.

A principal mudança com respeito ao assistente virtual integrado no buscador da Google está na identificação do contexto para a conversação que estávamos fazendo. Se por exemplo o perguntarmos algum dado relacionado com o filme Blade Runner e falarmos mais algo que também seja relacionado, ele saberá do que estamos falando. Ou se uns instantes depois dissermos que queremos ir ao cinema, terá “consciência” de que temos interesse no filme.

A chegada do português para o Google Assistant é iminente. De fato, alguns dispositivos como o Nvidia Shield TV já possuem o espanhol. E mais, levando em conta que a interação em português com o serviço através do Google Allo já é completamente funcional, parece que se trata mais de uma questão de marketing e logística do que de desenvolvimento per se.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here