Há alguns dias foi lançada oficialmente Android Go Edition, uma versão do sistema operacional da Google pensada para rodar de forma fluida em terminais de baixa gama. Agora estão publicando uma série de versões Lite das ferramentas essenciais para Android e assim como vimos com Google Go e Files Go. Agora é a vez desta versão em miniatura do Google Maps. Por hora não se há filtrado o APK de Maps Go como aconteceu em casos anteriores, mas podemos fazer um pequeno truque através de sua versão web para transformá-la num webapp pelo nosso terminal.

[Atualizado] (18/01/2018) Já está disponível o aplicativo de Maps GO e é possível instalar via APK. A efeitos práticos se trata de um acesso direto do Chrome que nos abre a versão web do aplicativo.

Advertisement

Apesar de aparecer na lista do Google Play, não é compatível com nenhum dispositivos que possuímos, e por isso temos que descartar esta opção por enquanto. O que foi descoberto é que está disponível via URL a modo de webapp progressivo. Resumindo, esta é a versão web de um app refinado para rodar maravilhosamente em dispositivos móveis a ponto de não distinguí-lo de um aplicativo nativo stand alone. Dito isso, para acessar só precisamos abrir ESTE SITE pelo navegador móvel. É melhor copiar e colar o link para que não seja aberto diretamente pelo app básico.

Agora bem, se o que queremos é poder acessar como se fosse um aplicativo padrão, podemos fazer uso da função que o Chrome tem para criar processos diretos na área de trabalho para links online eliminando as marcações do navegador. Para isso seguiremos o mesmo procedimento que já explicamos no blog internacional com Twitter Lite (em inglês). Quer dizer, com Maps Go aberto vamos em Configurações > Mostrar na área de trabalho e será feita a magia.

Quanto ao aplicativo, temos uma versão totalmente funcional de Maps pela qual podemos consultar mapas de diversas formas, seja recorrendo ao modo street view ou buscando rotas para distintos meios de transporte. Também podemos ver toda a informação associada aos pontos de interesse e inclusive utilizar o navegador GPS.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here