As mudanças apresentadas pelo novo Google Pixel 2 em sua área de trabalho estão se tornando o padrão que os amigos do Android stock buscam desesperadamente. A realocação do buscador e o novo widget associado a nosso calendário são as principais novidades que poderemos tentar replicar instalando a versão modificada do próprio launcher oficial, mas existe uma alternativa: graças às últimas novidades do Nova Launcher e um widget que simula o oficial da Google poderemos atualizar nosso dispositivos seguindo estes passos.

1 – Instalar Nova Launcher Beta

Embora seja questão de dias para que apareçam as novidades no canal estável, o certo é que por hora devemos recorrer ao beta do cliente oficial do Nova Launcher para ter acesso a estas características. É possível baixá-la pelo site oficial. Feito isso, poderemos ir ao menu de configurações “Nova Settings” e realizar as seguintes mudanças:

  • Mudar a estética da barra de buscas: Área de trabalho > Estilo da barra de buscas e selecionar a que é larga com bordas arredondadas. E quanto à logo, o usado é o G cinza. Já que estamos na seção Área de trabalho, nos asseguramos de que a opção Barra de buscas permanente está desativada. No meu caso, eu tinha configurado com a barra pixel do Nougat e provocava conflito.
  • Mudar a localização da barra de buscas: para realocar a dita barra na parte inferior da tela devemos ir em Dock > Searchbar in dock. Dentro poderemos escolher se queremos colocá-la sobre os ícones superiores (above) ou inferiores (below).
  • Mudamos o popup que aparece ao fazer toque contínuo sobre um app. Aparência > Popup menu style e marcamos a caixa Block (Android 8.1 Oreo).

O único detalhe a ter em conta é que algumas destas opções não estão disponíveis na versão gratuita de Nova Launcher, pelo que se não a possuirmos, ou os resultados não convencerem, deveríamos tentar a sorte com a versão modificada do launcher oficial.

2 – Instalar Another Widget

O que Nova Launcher não suporta é o novo widget que mostra informação sobre nosso calendário. Por sorte já estão surgindo ferramentas alternativas que o simulam como este que temos em mãos. Uma vez instalado Another Widget, precisaremos fazer alguns ajustes para deixá-lo “em condições”. Se queremos que apareçam os eventos do calendário, devemos ativar a opção “See your Events”. O outro dado a ter em conta é o da informação meteorológica. Para isso, devemos criar uma conta na plataforma aberta OpenWeather e copiar a chave de API que veremos no painel de configuração para o campo correspondente dentro do painel de ajustes do widget.

Por último, colocaremos o widget da forma habitual, posicionando na parte superior da tela e pondo a extensão máxima para as laterais da tela.

3 – Instalar los Live wallpapers

Embora com os dois passos anteriores já teríamos nosso terminal praticamente pronto, podemos ir um passo mais além recorrendo aos novos fundos animados que, embora no princípio tenham sido exclusivos para os terminais Nexus e os Pixels, não tardaram em ter seu APK extraído para ser utilizado em qualquer outro dispositivo.

O único detalhe a ter em conta com estes fundos dinâmicos é que, uma vez instalados, não se localizam em forma de aplicativo existente, mas sim como uma subcategoria dentro da galeria de wallpapers, onde quer que estes estejam, dependendo da versão do Android ou do launcher instalado. É possível encontrar mais informações no post que dedicamos no blog. Entretanto, pode ser que ocorra do nosso gestor de planos de fundo não suportá-los, e assim também precisaremos do Wallpaper Picker da Google.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here