Quando se publicam ou atualizam aplicativos na Uptodown só temos certos problemas na hora de dar título a cada um deles. Com o passar dos anos se proliferou uma curiosa tática entre os desenvolvedores na hora de nomear seus produtos, convertendo esse campo em uma amálgama de termos para melhorar sua visibilidade. Cute Photo Collage Pic Editor é um nome totalmente real cujas variações podem ser encontradas em dezenas na categoria de edição de fotos. Como se não bastasse, a Google agora pretende agravar a situação aumentando de 30 para 50 o máximo de caracteres permitidos.

Esta situação provoca vários mal entendidos na hora de utilizar o buscador integrado, posicionando determinados apps mais acima do que deveriam devido ao uso indiscriminado de tags no título. Outro problema relacionado a isso é a prática cada vez mais habitual de modificar o nome do app periodicamente dependendo da região: o conhecido MOBA Strike of Kings (em espanhol), que durante seu período beta se chamou Honor of Kings, se chamará Arena of Honor no ocidente. Aparte do rebranding, um subtítulo só dá nome à “season” ou a última atualização do jogo. Ou sem sair do gênero, Planet of Heroes se chama atualmente no Google Play Planet of Heroes – Batalhas PvP e PvE frenéticas. Parece até piada.

Advertisement

Por esta razão, temos optado por nomear cada app por seu nome raiz tanto na ficha como na URL, e se coincidir com um que já exista, adicionamos ao título o nome do desenvolvedor. Por isso o app Photo Editor tenha como URL http://photo-editor.br.uptodown.com/android por ter chegado primeiro, e este outro Photo Editor se encontre por http://pic-tools-group-photo-editor.br.uptodown.com/android. E mais, temos um campo adicional, de modo que com uma descrição curta seja possível dar algumas pistas ao usuário de qual é a temática da aplicação sem ter que ultrajar o título original.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here