Faz um tempo que a Google anunciou seu novo sistema integrado de proteção contra malware, que não foi mais do que um rebranding de um serviço que já existia anteriormente e que analisa os aplicativos que temos instalados em nossos dispositivos para controlar a confiabilidade. O que muitos não sabem é que quando temos ativado este serviço, estamos enviando automaticamente à Google os apps que instalamos por fora do Google Play. Se não quiser se submeter a este controle, é possível desativar a dita função.

Google Play Protect não é mais que o SafetyNet com uma maior visibilidade em nosso dispositivo, que já vem ativado por padrão. Dada a quantidade de softwares maliciosos que encontra no Google Play, se faz quase indispensável dispor de uma ferramenta que nos avise caso baixarmos um aplicativo de proveniência duvidosa. Se ainda ativarmos a instalação de origens desconhecidas (indispensável para baixar conteúdo pela Uptodown), enviaremos de forma anônima informação à Google (e inclusive o próprio APK) daqueles apps que não detecte como conhecidos ou que considere que são maliciosos.

Para entrar nas configurações do Play Protect deveremos ir por Configurações > Google > Segurança > Google Play Protect. Dentro poderemos desativar desmarcando a opção “Verif. ameaças à segurança do dispositivo”. Isto desativará a análise do Google Play. Para eliminar também a proteção externa desmarcaremos “Melhorar det. det de apps nocivos”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here