Após o anúncio da ruptura comercial entre Google e Huawei são muitas as dúvidas que surgem para quem possui dispositivos fabricados pela gigante chinesa. Os terminais da empresa fundada por Ren Zhengfei não poderão usar apps da Google nem atualizar o sistema Android. A incerteza se alastra mundialmente e por isso é útil estarmos informados sobre as consequências deste divórcio tecnológico. Não só os aplicativos mais conhecidos deixarão de ser atualizados de forma automática. Isso também irá acontecer com os serviços que se executam em segundo plano, mas que são essenciais para o funcionamento correto de nosso smartphone. Google Play Services é o cérebro que se encarrega de coordenar a maior parte destes parâmetros. Um desconhecido para muitos que convém conhecer mais de perto.

google-play-services-huawei

O ponto de controle por onde passam vários processos

Google Play Services é a ferramenta incorporada pela Google no Android que se encarrega de interpretar e orquestrar múltiplos processos. De forma similar, no futebol é o meio campista que se encarrega de receber passes, controlar e repassar para o ataque para que seja feito o gol. Por meio deste utilitário nosso dispositivo mantém atualizados quase todos os serviços que podemos fazer uso diário. Para que aplicativos conhecidos como YouTube, Gmail e Google Maps funcionem com precisão, é necessário este gestor de serviços.

Advertisement

huawei-uptodown

A importância dos Google Play Services dentro de um sistema Android que depende da Google é muito notória. Até hoje, qualquer smartphone ou tablet da Huawei esteve sincronizando atualizações graças a este utilitário. Poderíamos listar até enjoar os processos dos quais se encarrega este. Estas são algumas das tarefas mais importantes que engloba:

  • Sincroniza nossos contatos
  • Gerencia nossa localização para proporcionar coordenadas precisas usando pouca potência
  • Agiliza as buscas sem conexão
  • Melhora o rendimento dos motores gráficos em jogos
  • Automatiza a autenticação ao iniciar aplicativos
  • Controla os serviços de voz da Google
  • Hierarquiza e lança as notificações flutuantes

Sem sombra de dúvidas quase todas estas funções são de grande importância no manejo diário de um smartphone. Perder todas elas seria um problema severo para muitos usuários que dependem de um bom rendimento dos parâmetros enumerados.

Google Play Services também se encarrega da segurança

Google Play Services não só tem efeito sobre os aplicativos que usamos diariamente. Esta ferramenta também é a encarregada de estruturar e instalar novas atualizações e pacotes de segurança. Como todos os sistemas operacionais, Android tem várias falhas a resolver. É por isso que Google se encarrega de analisar vulnerabilidades no AOSP (sistema de código aberto que provavelmente será utilizado pela Huawei a partir de agora) para corrigir. Estes problemas se classificam segundo suas consequências e vão desde baixo até crítico.

google-huawei

Os pacotes de segurança e outras novidades chegam ao nosso smartphone mediante atualizações OTAs. Denominamos assim o método ‘Over The Air’ que Google envia novos reajustes a cada terminal. Aqui encontramos outro dos problemas que a Huawei irá enfrentar. Facilitar ao usuário proteção contra vulnerabilidades, após perder o suporte do motor estadunidense, parece agora sua primeira tarefa pendente.

Posso seguir usando meu Huawei sem estes serviços?

Embora existam alternativas mais que suficientes para os principais apps da Google, por hora abrir mão de todos os serviços em um terminal Huawei é atrevido. Sobretudo no que toca a segurança e as atualizações. Ao tirarmos Google Play Services de nosso dispositivo, o escudo se dilui.

uptodown-huawei-google

Até a data era Google que se encarregava pela segurança dos usuários que possuíssem um terminal da marca chinesa. Agora será Huawei a encarregada de pôr as mãos à obra para lidar com todos os processos. A empresa deve ser suficiente para resolver isso e evitar que seus usuários abandonem o barco. Como já comentamos em várias ocasiões, há vida além da Google e esta pode ser uma boa ocasião para isso ser notado. Ao menos baixar apps e manter tu atualizado de forma segura nunca vai ser problema. Prometemos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here